Semana da Água tem programação diversificada em Porto Alegre

Estação de Tratamento de Esgoto Sarandi será inaugurada sexta
Foto: Vera Petersen/Divulgação PMPA
06/10/2013 

A Prefeitura de Porto Alegre programou diversas ações a serem desenvolvidas durante a 3ª Semana Municipal da Água, que começou neste sábado, 5, e vai até 12 de outubro. As ações estão a cargo do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).

Uma das principais atividades é a inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Sarandi, prevista para ocorrer sexta-feira, 11 de outubro, às 10h30, na avenida Fernando Ferrari, 4000. A estação faz parte do planejamento de Porto Alegre para a universalização dos serviços de água e egoto e integra o Sistema de Esgotamento Sanitário Sarandi (SES Sarandi), onde estão inseridos os arroios Passo das Pedras, Santo Agostinho e Feijó, todos afluentes do Rio Gravataí. Projetada em seis módulos e localizada na Zona Norte, a ETE Sarandi será responsável por tratar os esgotos de 18% da população porto-alegrense, tratando neste primeiro módulo 3% do esgoto sanitário da cidade e contribuindo para a despoluição do Arroio Passo das Pedras. Com esse trabalho, somado ao Programa Integrado Socioambiental (Pisa), a capital gaúcha dará um importante salto em saneamento, ampliando a capacidade de tratamento do esgoto cloacal de 27% para 80%, incluindo esgotos da área Central, Leste e Sul.

A Semana Municipal da Água de Porto Alegre foi instituída em 2011 pelo prefeito José Fortunati, ampliando a iniciativa realizada anualmente em parceria com a Abes-RS, seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. O encerramento oficial da Semana da Água – que engloba a 20ª Semana Interamericana da Água, a 13ª Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul – será realizado no dia 12 de outubro, durante a Festa das Crianças de Porto Alegre, no Parque Marinha do Brasil, ao lado das quadras esportivas, das 14h às 18h. No local, a prefeitura montará estandes para apresentar à população os serviços das secretarias e departamentos, e as crianças poderão participar de atividades lúdicas, esportivas e de educação ambiental. 

Outra atividade prevista para a semana é a iluminação das faixadas dos prédios do Dmae com a cor azul, localizados ao longo da av. Ipiranga, bem como da Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento. A iniciativa integra ao Projeto Dilúvio Azul, elaborado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul, que pretende chamar a atenção das comunidades da bacia do Arroio Dilúvio para a importância da despoluição e revitalização - através da iluminação das faixadas dos prédios localizados ao longo da av. Ipiranga com a cor azul.

Semana da Água - Com a temática “Cuidar do arroio é proteger a água”, a  Semana Interamericana da Água está completando 20 anos. Muita coisa mudou nesse período: tecnologia, hábitos, modas, conceitos. No entanto, a água continua sendo imprescindível à vida e, a cada dia, sua preservação requer maior cuidado. Por isso, o objetivo das ações da Semana da Água tem sido divulgar a importância de proteger esse recurso natural limitado, esse bem de domínio público. E isso vem sendo feito com atividades que abrangem eixos artístico-culturais, educacionais e técnico-científicos, em suas diversas formas de expressão e comunicação.

Muitas são as denominações dadas ao arroio – riacho, sanga, córrego, regato, ribeirão – mas o que importa é despertar o interesse das pessoas para o cuidado que devemos ter com essas “pequenas águas”. São elas que formam os grandes rios, os grandes lagos, os grandes mananciais que nos abastecem. Dar atenção ao arroio faz parte de um processo de revisão de hábitos em favor da preservação da água.

A Semana da Água é uma promoção da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) e conta com o apoio de centenas de instituições, tanto governamentais das três esferas quanto organizações sociais dos mais diversos segmentos. O evento é uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água no Rio Grande do Sul, atingindo a maioria dos municípios gaúchos. Informações: www.abes-rs.org.br.

Confira a íntegra da programação da 3ª Semana Municipal da Água:

Blitz na sinaleiras - "Eu Curto. Eu Cuido". Protegendo as águas e os arroios.
Data: de 7 a 11/10
Horário: das 10h às 18h
Local: Principais travessias do Arroio Dilúvio na avenida Ipiranga
Promoção: Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae)

Palestra Sustentabilidade e megacidades: por uma visão integrada da gestão ambiental das águas
Data: 9 de outubro
Horário: 9h às 11h
Local: Auditório do Instituto Goethe, rua 24 de Outubro, 112
Palestrante: Rualdo Menegat
Promoção: Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae)

9ª Gincana Ambiental
Data: 10 de outubro
Horário: 14h às 17h
Local: Praça da Hidráulica Moinhos de Vento, Porto Alegre
Promoção: Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae)

Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Sarandi
Data: 11/10
Local: Estação de Tratamento de Esgoto Sarandi – Av. Fernando Ferrari, 4000
Horário: 10h30
Promoção: Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae)

Prédios do Dmae iluminados - Projeto Dilúvio Azul
Data: de 5 a 12/10
Locais: Estação de Bombeamento de Água São Manoel (av. Ipiranga esquina Silva Só), Estação de Bombeamento de Esgoto Baronesa do Gravataí (av. Ipiranga esquina Baronesa do Gravataí) e ETA Moinhos de Vento (rua 24 de outubro, 200)

Encerramento oficial da 20ª Semana Interamericana da Água, 13ª Semana Estadual da Água e 3ª Semana Municipal da Água de Porto Alegre
Data: 12/10
Local: Parque Marinha do Brasil, junto às quadras esportivas
Horários: 14h às 18h – Festa das Crianças de Porto Alegre 
15h – Solenidade de Encerramento da Semana da Água

Realização: Abes-RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Promoção: SME
Apoio: Dmae, DEP, DMLU e Smam
Informações: (51) 3289-4866 ou 3289-4873 / eventos@sme.prefpoa.com.br ou imprensa@abes-rs.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...