500 mil cachorros e gatos vivem abandonados na Região Metropolitana de Porto Alegre

Foto: Divulgação  / ONG amigos do bem
06/10/2013

Na semana mundial dos animais, o SuperRepórter foi conhecer quem são as pessoas que dedicam o seu tempo para os cães

O SuperRepórter deste sábado (5) foi conhecer quem são as pessoas que dedicam o seu tempo para dar uma nova vida para os cães na Capital gaúcha. Cerca de 500 mil cachorros e gatos vivem abandonados na Região Metropolitana de Porto Alegre. Mesmo assim, não há motivos para desistir. Só na Capital gaúcha, existe mais de 30 ONGs e associações que ajudam os animais. Um exército de voluntários que busca apenas um lar para os cachorros em Porto Alegre. É o caso, do coordenador da Área de Medicina Veterinária da Secretaria dos Direitos dos Animais de Porto Alegre. O veterinário Marcelo Pascoa Pinto é responsável pela organização das feiras de adoção de cães na Capital gaúcha. "As feiras são realizadas todos os domingos no Brique da Redenção, no Calçadão de Ipanema e no bairro Tristeza, com o objetivo de encontrar novos lares para cães abandonados", explica o responsável.

Confira o vídeo e saiba como são organizadas pela SEDA as feiras de adoção de cães em Porto Alegre:


Em média, 20 cães são adotados a cada final de semana nestas feiras. Os animais que não ganham um novo lar voltam para os abrigos da Seda e das Ongs, até a realização do próximo evento. O advogado Felipe Souza Prates sente orgulho de ter mudado a vida de cinco cães, todos adotados na feira da Redenção. "Ter adotado os cinco cães realmente mudou a minha vida, temos que incentivar cada vez mais estas campanhas".

Fidelidade que contagia e gera solidariedade dos moradores. Afinal, quem nunca se impressionou com o companheirismo dos cães que vivem com os moradores de rua. O SuperRepórter esteve nas ruas da Capital e acompanhou um morador de rua que divide sua vida e sua comida com o seu melhor amigo. O morador de rua Paulo Costa mora com quatro cães na Avenida Ipiranga e recebe ajuda dos vizinhos para alimenta-los. "Eu alimento meus cães, nem que eu tenha que passar fome, mas aqui os vizinhos são muito bons, eles me dão até ração".

Protetores que não desistem enquanto não acharem um novo lar e uma nova família para o melhor amigo. É o caso da voluntária Aline Duarte, que faz parte do Grupo Amigos do Bem - Tapes e que usa a sua residência como casa de passagem para os cães.

Confira aqui o vídeo da cadela Vicky e seus filhotes que em breve estarão disponíveis para a adoção:

Quer adotar ou ajudar um cachorro ou gato? Então confira as dicas e ações da Secretaria dos Direitos dos Animais de Porto Alegre:

Como eu adoto um animal?

A Área de Medicina Veterinária da SEDA possui diversos animais aguardando adoção. Além de filhotes, há adultos, idosos e também os animais especiais. O interessado poderá enviar e-mail para megui.trois@seda.prefpoa.com.br informando o perfil desejado, ou, ligando para o 156 informando seu interesse. Mediante a cadastro, ONGs e protetoras de animais contam com espaço no Brique da Redenção, no Calçadão de Ipanema e no bairro Tristeza para realização de feiras, com objetivo de encontrar novos lares para cães e gatos abandonados.

BICHO AMIGO: prevê ações como o controle reprodutivo de animais e educação para guarda responsável e em saúde ambiental. A operacionalização conta com o auxílio de duas unidades móveis. Coordenada por uma por uma equipe multidisciplinar, em parceria com Faculdade de Veterinária da UFRGS, a Unidade Móvel é adaptada com bloco cirúrgico e funciona como clínica itinerante para esterilizações de cães e gatos. A Unidade Móvel II é utilizada para transporte e logística de cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade social. O veículo tem capacidade para transportar 50 animais para esterilização em clínica veterinária.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: o trabalho vem sendo desenvolvido através de um fórum anual de Debates sobre Políticas Públicas para Animais e da realização de curso e atividades de Educação Humanitária nas escolas da rede municipal.

COMBATE AOS MAUS TRATOS: uma equipe da SEDA, em conjunto com o Batalhão Ambiental da Brigada Militar, realiza semanalmente uma blitze para averiguar os processos encaminhados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

PROJETO ADOTE UM CAVALO: por meio de Termo de Compromisso firmado entre EPTC e Ministério Público do Rio Grande do Sul, os cavalos resgatados, vítimas de maus tratos ou abandono, após tratamento e identificação com microchip, podem ser adotados por entidades juridicamente reconhecidas.

PROJETO RESSOCIALIZA: um acordo firmado entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Porto Alegre prevê a ressocialização de cães alojados na Área de Medicina Veterinária da SEDA. A partir de adestramento, os cães estarão aptos para encaminhamento para adoção especial. O projeto-piloto com um cão Pit Bullteve, teve início em 25 de fevereiro de 2011 e foi concluído em 30 de julho, com a adoção do animal.

CAMPANHA DE GUARDA RESPONSÁVEL: em parceria com órgãos públicos, são desenvolvidas campanhas educativas com a divulgação de cartazes em linhas de ônibus e lotações. Também é distribuído material informativo sobre ações em defesa dos animais.

FEIRAS DE ADOÇÃO: mediante cadastro, ONGs e protetoras de animais contam com espaço no Brique da Redenção, no Calçadão de Ipanema e no bairro Tristeza para realização de feiras, com objetivo de encontrar novos lares para cães e gatos abandonados.

PADRINHOS DE FIM DE SEMANA: o objetivo é incentivar a adoção e a posse responsável de animais em condições de vulnerabilidade. Quem quiser ajudar um dos animais abrigados na Área de Medicina Veterinária (AMV), deve procurar a equipe da SEDA e escolher um deles para ficar de sexta a segunda-feira com uma família provisória. Todos os mascotes sob os cuidados da Secretaria estão vacinados, castrados, microchipados e serão entregues aos seus padrinhos em perfeitas condições de higiene.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...