ESTREIA - Nachtergaele interage com natureza em "Na Quadrada das Águas Perdidas"


01/08/2013

SÃO PAULO, 1 Ago (Reuters) - Em meio à paisagem árida da caatinga nordestina, o sitiante Olegário (Matheus Nachtergaele) sai em busca de trocar os únicos animais que possui, duas cabrinhas, por alimentos na cidade. Único humano em cena, o protagonista torna-se um modesto herói, já que em sua trajetória se encerra a representação de um homem de seu tempo lidando com seus desafios.

No filme dirigido e roteirizado por Wagner Miranda e Marcos Carvalho, a coragem reside no retrato cru, mas não desprovido de certa ternura, dessa figura em uma jornada solitária, espreitada por um urubu à espera de que ele, suas cabras e o burrinho que o leva, sucumbam. Outros perigos espreitam, cobras, uma onça, falta d'água, entre eles.

Ao longo do caminho, o protagonista perde elementos que o compõem e se transforma. Conseguir ou não trocar os bichos pela comida, no final, seria apenas um detalhe, se disto não dependesse sua sobrevivência.

O clima documental ganha força pela atuação despojada de Nachtergaele. Ao mesmo tempo, a excelente trilha sonora, assinada por Elomar, Geraldo Azevedo e grupo Matingueiros, é fundamental na construção do clima do longa, que parece mimetizar a secura da região que retrata.

(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb



Um comentário:

  1. Parabéns por esse espaço repleto de informação,são de blogs assim que o planeta precisa!
    Seguindo...
    Um super Abraço
    estrelafloresmelancia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...