Mascote Nicodemus

Foto: Divulgação/CMPA

O mascote é comum a todos os 12 colégios militares do SCMB, tendo sido instituído na primeira metade dos anos 90 pelo Gen Bda César Augusto Nicodemus de Souza, então Diretor de Ensino Preparatório e Assistencial do Exército. Inicialmente sem um "nome", logo recebeu o apelido de "Nicodemus", o qual, com o passar do tempo, acabou sendo institucionalizado em todo o SCMB.


Dado ao seu crescimento natural, anualmente o carneiro é trocado por um ainda jovem e dócil. Os alunos que o conduzem, via de regra são os mais jovens integrantes do CMPA.

O carneiro é um símbolo que está presente em muitos dos mitos da Antiguidade. Está representado no deus egípcio Amón, que pertence ao elemento ar, regula a fecundidade e carrega os pecados dos homens, e no deus oleiro Knum, o carneiro procriador. Estes cultos justificam a existência de numerosos carneiros mumificados no antigo Egipto, encontrados em escavações. Esta simbologia foi transportada para o deus romano Júpiter, que é representado com uma cabeça de carneiro, e para Hermes Crióforo, que transporta um carneiro sobre os ombros, uma imagem muito semelhante à de S. João. 

Na antiga Grécia, tanto em Esparta como na Dórida, adorava-se o deus Apolo Carneiros, que protegia os pastores, uma crença que foi transportada para o culto de Cristo Bom-Pastor. Na cristandade, o carneiro é também uma manifestação do cordeiro de Deus, que livra os homens dos pecados. 

A simbologia do carneiro, associada ao fogo criador, à fertilidade e à imortalidade, é encontrada nas culturas tanto da Europa e da África, como na Índia e na China. Nas escrituras védicas indianas, o carneiro é associado ao fogo e a montada da divindade Kuvera que zela pelo norte e pelos tesouros. Na China, o carneiro era a montada dos imortais, enquanto que na África negra é um deus da agricultura e símbolo da fecundidade familiar. Esta última simbologia é também encontrada na Europa.

Associado ao planeta Marte e ao Sol no Zodíaco, o Carneiro simboliza a elevação do Sol na sua passagem da estação fria para a estação quente. Primeiro signo do Zodíaco, representa o fogo inicial e a energia criadora na sua forma mais elementar e pura. 


9 comentários:

  1. Estou assistindo o desfile de 7 de setembro na TV Brasil 2 e vi o carneiro Nicodemos. Não sabia a origem. Obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  2. Tbm vi no desfile. Da-le nicodemus!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, eu não sabia que tinha um carneiro no desfile 7 de setembro.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, eu não sabia que tinha um carneiro no desfile 7 de setembro.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, eu não sabia que tinha um carneiro no desfile 7 de setembro.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada! Por esclarecer sobre o carneiro! Muito lindo o desfile e o significado como o cordeiro de Deus que tira o pecado da humanidade.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante. Não sabia. Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...