Fim do horário de verão. Vamos continuar economizando?


20/02/2013

O fim do horário de verão no dia 17 de fevereiro trouxe uma boa notícia: a economia de 2.477 megawatts (MW) no período de pico (entre as 18h e as 21h) nas regiões em que foi implementado. Isso equivale a 4,5% da demanda máxima nos três subsistemas onde a mudança de horário vigorou. O balanço foi divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Mas há uma contribução ainda mais importante que esta medida pode trazer para a população, que é a conscientização de que métodos simples podem fazer a diferença na economia de energia. Assim, o ideal é seguir com atitudes simples no dia a dia, como:

* Evitar o uso de aparelhos elétricos durante o horário de pico.

* Desligar equipamentos da tomada quando não estão sendo utilizados (o modo “stand by” é responsável por um desperdício de energia que, apesar de parecer baixo, é significativo e pode representar 12% do consumo doméstico.

* Desligar a chave geral quando for viajar.

* Utilizar fontes de luz mais eficientes, como lâmpadas de LED e as fluorescentes compactas) e artifícios como pintar o teto e as paredes internas com cores claras.

* Escolher produtos que apresentem melhores níveis de eficiência energética (verificar nos selos de qualidade).

* E lembar-se que vale o bom senso… Nada de ficar horas embaixo do chuveiro, deixar a TV ligada para as paredes e o ferro de passar esquentando a sala! Isso afeta o meio ambiente e o bolso…


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...