Fórum científico e TEDx abrem primeira semana da Rio+20



Estrutura metálica do projeto Humanidade, no Forte de Copacabana (Divulgação)

11/06/2012

Na quarta-feira, presidente Dilma Rousseff abre série de eventos da conferência. Saiba como inscrever-se e acompanhar os eventos pela internet

Luís Bulcão, do Rio de Janeiro

Dois ciclos de palestras — o Fórum em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável e o TEDxRio+20 — dão início à série de eventos paralelos que ocorrerão no Rio durante a conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que começa na quarta-feira, com a presença da presidente Dilma Rousseff. Também na quarta-feira começa a última rodada de negociações para a Rio+20, durante o Comitê Preparatório, já no Riocentro. Dezenas de eventos vão ocorrer pela cidade enquanto os representantes de governo decidem o futuro do meio ambiente e da economia sustentável. A cúpula de chefes de estado, ponto mais alto do evento, ocorre a partir do dia 20, quando o Rio terá feriado de três dias. 

A maioria dos eventos das Nações Unidas exige credenciamento prévio, mas há também encontros abertos. Há ainda a opção de usar a internet para manter-se em contato com a conferência. Quem não se credenciou no fórum científico e na TEDxRio+20, por exemplo, pode acompanhar o ciclo de palestras via videocast, nos links http://www.icsu.org/rio20/science-and-technology-forum e http://www.tedxrio20.com/



Confira a lista de eventos: 

8 a 12 de junho - Encontro de jovens Youth Blast: 
Com 180 oficinas que vão desde diálogos sobre Mudança Climática a visita a favelas e debates sobre o lixo, o Encontro Mundial de Jovens reúne o Grande Grupo de crianças e jovens, reconhecido entre os grupos representativos do mundo durante a Rio 92. A ideia é treinar lideranças jovens que vão acompanhar as discussões oficiais no Riocentro. 

11 a 12 de junho - TEDxRio+20:
Parte do salão Humanidades, que foi montado no Forte de Copacabana, o ciclo de palestras reunirá especialistas em áreas temáticas que vão desde as artes visuais à política ambiental. Nomes como Vick Muniz e Fabien Cousteou, neto de Jacques Cousteau, são destaques. 

11 a 15 de junho - Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável: 
Durante cinco dias, realizará série de palestras com especialistas na área que deve dar as principais respostas para os desafios ligados ao meio ambiente e o desenvolvimento tecnológico. 

13 a 22 de junho - Encontro Global dos Municípios da Rio+20
A resposta para boa parte dos problemas ambientais está nas cidades. Como tornar a área urbana em um ambiente menos nocivo e mais eficiente aos seus habitantes será o tema abordado. 

13 a 22 de junho - Rio Conventions Pavilion:
Programa mostrará resultados obtidos com os tratados da Rio 92, como Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática e Convenção sobre Biodiverisdade. 

15 a 18 de junho - Fórum de Sustentabilidade Empresarial:
O quanto as empresas podem e devem colaborar para o desenvolvimento sustentável será o tema deste fórum, que reunirá 2 mil diretores executivos de empresas do mundo inteiro. 

15 a 23 de junho - Cúpula dos Povos para a Justiça Social e Ambiental:
Os movimentos sociais vão concentrar suas manifestações no Aterro do Flamengo para a Cúpula dos Povos, que reedita o encontro que marcou e deu imagem à Rio 92. Cerca de 20 mil participantes são esperados.

16 a 19 de junho - Diálogos de Sustentabilidade Global:
A série de debates promovida pelo governo brasileiro dentro do Riocentro ocorrerá no meio tempo entre as negociações e o início da cúpula de chefes de estado. Uma série de especialistas abordará temas que permeiam o desenvolvimento sustentável, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e acesso à água. 

17 a 19 de junho - Congresso Mundial sobre Justiça, Governança e Direito para a Sustentabilidade Ambiental:
Chefes do poder judiciário e magistrado de alto nível se encontram para discutir o direito ambiental em série de encontros e palestras. 

15 a 17 de junho - Cúpula Mundial de Legisladores:
Deputados, senadores e membros de parlamento de de diversos países vão se encontrar para discutir as propostas e as experiências dos legisladores para o desenvolvimento sustentável. 

17 de junho - Tecnologias de informação e comunicação (TICs):
Em um dia, no Riocentro, o evento discutirá como as Telecomunicações podem ajudar a integrar os três pilares do Desenvolvimento Sustentável (ambiental, econômico e social). 

18 de junho - Cidades Sustentáveis:
Conferências dirigidas ao público para discutir os desafios de urbanização em relação ao desenvolvimento sustentável. Ocorrerá no Forte de Copacabana. 

19 de junho - Rio+Social:
Mídias digitais e cidadania é o foco das discussões desses fóruns. A ideia é debater sobre meios que dão acesso à voz das comunidades. 

19 a 21 de junho - Fórum de Líderes Mulheres:
As mulheres chefes de estado, como Dilma Rousseff, Michele Bachelet 

Confira a lista completa de eventos, em inglês, no site dos organizadores da Rio+20 www.uncsd2012.org/rio20/meetings_sidevents.html

Fonte: Veja.com

Curso online de Biotecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...