Estudante mato-grossense cria tijolo de papel, em defesa do meio ambiente


11/02/2012

Blog da Sandra Carvalho

O acadêmico de administração Albanir oliveira da silva, de Campo Verde, a cerca de 150 km de Cuiabá (MT), criou um produto que pode fazer muita diferença na construção civil e contribuir com o futuro da humanidade: um tijolo. É isso mesmo. O jovem estudante produziu um tijolo tendo como matéria prima apenas papel e água.

A idéia surgiu quando ele teve que criar um produto sustentável, atendendo um dos módulos do seu curso. Como Albanir trabalha numa granja em Campo Verde, logo teve a idéia de utilizar as cartelas de ovos.

“Eu vi aquela grande quantidade de cartelas indo para o lixo e achei que poderia produzir algo com esse material”, relata com simplicidade.

Determinado, Albanir juntou um quantidade de cartelas e misturou com água. Em seguida colocou a massa numa forma de madeira e prensou para retirar o excesso de umidade. Depois retirou o bloco da forma e colocou pra secar no sol. Para sua alegria, o material endureceu. Estava criado o tijolo de papel.

Albanir fez algumas peças, colocou numa sacola de plástico e levou para a faculdade. Ao apresentar o seu “trabalho”, provocou surpresa entre colegas e professores. O tijolo de papel foi um sucesso.

Entusiasmado, Albanir decidiu patentear o produto e investir na sua criação. Inclusive engenheiros que trabalham na construção da Arena Pantanal já estão estudando o produto para ver se há a possibilidade de utilizá-lo na obra.

Naturalmente que o tijolo de papel não deve ser usado para a edificação de paredes de sustentação. Segundo Albanir, o tijolo poderá ser a base para a construção de divisórias e também na decoração de interiores e como elemento vazado.

Ele ainda está criando um suporte de acrílico e alumínio para secar o tijolo mais rapidamente no sol. Além de usar somente material reciclável na produção do tijolo, ele observa que reutiliza várias vezes a água da mistura, porque a cada prensada, a massa libera líquido. “A idéia tem sido bem recebida e por isso estou estudando novos formatos do tijolo e estudando maneiras de melhorar a sua qualidade”, avisa o estudante.

Fonte: 24HorasNews
Qualifique-se: Cursos na área de Meio Ambiente

Um comentário:

  1. Olha meus parabéns pela iniciativa, nos dias de hoje é sempre bom saber que tem pessoas preocupadas com o meio ambiente e com os seres humanos.. parabens continue não desista

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...