Programa Cidades Sustentáveis será apresentado no Fórum Social Temático 2012, preparatório à Cúpula dos Povos na Rio+20


24/01/2012

Entre os dias 24 a 29 de janeiro de 2012, será realizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS) o Fórum Social Temático (FST) 2012, evento que se inscreve no processo do Fórum Social Mundial http://www.forumsocialmundial.org.br/ e será uma etapa preparatória da Cúpula dos Povos na Rio+20 http://cupuladospovos.org.br/.

Sediado nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, São Leopoldo e Novo Hamburgo, o FST 2012 se caracteriza como um espaço aberto e plural, com uma programação fundamentalmente constituída por atividades propostas e geridas por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil, relacionadas ao tema desta edição: “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”.

Assim, os participantes vão debater questões referentes à busca por justiça social e à crise capitalista que atinge principalmente a Europa. A proximidade da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece em junho, no Rio de Janeiro, e a Cúpula dos Povos, reunião alternativa à Rio+20, colocam a pauta ambiental em evidência e motivam a formulação pelos movimentos sociais de propostas alternativas às que serão apresentadas pelos governos.

O FST acolherá também o encontro de redes internacionais articuladas em torno de grupos temáticos de reflexão sobre assuntos pertinentes ao fórum. O diálogo no âmbito dos grupos já está em andamento, na Plataforma de Diálogos do Fórum Social Temático http://dialogos2012.org/.

O evento é realizado por um grupo de movimentos e organizações sociais brasileiras e internacionais, com apoio do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, as quais contam com o apoio do governo federal, do governo gaúcho, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, das prefeituras das cidades anfitriãs e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Destacamos algumas atividades para as quais gostaríamos de contar com a colaboração de vocês na divulgação:

Encontro Nacional de Secretários de Meio Ambiente

Quando: 25 e 26 de janeiro, em Porto Alegre

Local: Salão Nobre do Ministério Público do Rio Grande do Sul

Endereço: Av. Aureliano de Figueiredo, 80.

No dia 25/1, das 10h40 às 11h20, será realizada a 1ª. Conferência, com o tema “Articulação Política pelas Cidades Sustentáveis” e a participação de Oded Grajew.

Também em 25/1, das 11h20 às 12h00, haverá a 2ª. Conferência, com o tema “Articulação Política pela Sustentabilidade – Desafios e Perspectivas para a Rio+20”, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

No dia 27/1, às 11h00, Maurício Broinizi, coordenador da Rede Nossa São Paulo, irá apresentar o Programa Cidades Sustentáveis aos gestores públicos de meio ambiente.

O encontro será finalizado com a Carta de Porto Alegre, que terá os seguintes objetivos: criação de um fundo para implantar a Política Nacional de Resíduos Sólidos; deliberações dos secretários presentes para a Rio+20; e adesão ao Programa Cidades Sustentáveis.


Diálogos CDES, Rio+20 e Desenvolvimento Sustentável

Quando: 25 de janeiro, das 10h30 às 13h30, em Porto Alegre

Local: Sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)

Endereço: Rua Uruguai, 155, 14º. andar

Evento organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) nacional e pela Secretaria Executiva do CDES-RS, tem como objetivo compartilhar visões, a partir do Acordo para o Desenvolvimento Sustentável e das diferentes representações da sociedade gaúcha, trabalhadores, empresários, ambientalistas e acadêmicos, e gerar propostas em torno do desenvolvimento sustentável, tendo como marco a Rio+20.

Na abertura, a Secretaria Executiva do CDES nacional apresentará o Acordo para o Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria Executiva do CDES-RS introduzirá a Política Estadual de Meio Ambiente.

A partir das 11h30, Oded Grajew e Jorge Abrahão vão apresentar o Programa Cidades Sustentáveis e a Plataforma por uma Economia Inclusiva, Verde e Responsável.

A Rio+20 e a Construção de Cidades Sustentáveis

Quando: 25 de janeiro, das 14h00 às 18h00, em Porto Alegre

Local: Auditório da Faculdade de Direito da UFGRS

Endereço: Av. João Pessoa, 80

Nesta atividade, organizada pelo Grupo de Trabalho Cidades Sustentáveis, do qual a Rede Nossa São Paulo e o Instituto Ethos participam, pretende-se fazer uma reflexão sobre o papel transformador das cidades. A ideia é pensar os caminhos para avançar na busca da sustentabilidade social, econômica, ambiental, cultural e política nos territórios e centros urbanos, considerando a proposta “A Rio+20 e a Construção de Cidades Sustentáveis” http://www.uncsd2012.org/rio20/content/documents/339A%20Rio20%20e%20a%20construcao%20de%20cidades%20sustentavei.pdf, que foi enviada à ONU pelo grupo de trabalho, com o apoio de diversas empresas e organizações da sociedade civil.

Convidados confirmados: Boaventura de Souza Santos, Frei Betto, Jorge Abrahão, Ladislau Dowbor, Leonardo Boff, Marina Silva, Nabil Bonduki, Oded Grajew e Tasso Azevedo.

Obs.: Os Grupos Temáticos são grupos virtuais de discussão acerca de assuntos relacionados ao tema “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”, norteador do Fórum Social Temático, que acontecerá em janeiro de 2012, em Porto Alegre.
Motivo da construção desta Plataforma, os Grupos Temáticos serão um espaço para que organizações, redes, movimentos, intelectuais e cidadãos da sociedade civil organizada possam aprofundar reflexões, construir conexões e elaborar propostas de ação e de documentos. Esta interação contínua no espaço virtual alimentará e será fortalecida por momentos de encontro presencial entre os membros destes grupos, sendo o Fórum Social Temático (em janeiro de 2012) e a Cúpula dos Povos na Rio+20 (em julho de 2012) eventos chave neste processo. Mais informações: http://dialogos2012.org/grupos-tematicos/?lang=pt

Seminário Internacional de Cidades de Periferia

Quando: Dias 25 e 26 de janeiro, em Canoas, e dia 27 de janeiro, em São Leopoldo, no período da manhã

Locais: Em Canoas, Auditório do Unilasalle, na Av. Victor Barreto, 2288; em São Leopoldo, Centro de Eventos da Prefeitura Municipal, na Av. São Borja, 1860.

Organizado pela Prefeitura de Canoas, em parceria com a Rede Fórum de Autoridades Locais de Periferia (Rede Falp) e com a Prefeitura de São Leopoldo, este seminário reunirá prefeitos e autoridades locais de cidades da América Latina, Europa, África e Ásia, bem como representantes de organizações não governamentais, organismos internacionais, universidades e movimentos sociais.

No dia 26/1, às 8h30, Oded Grajew participa da mesa “Sustentabilidade e Soluções para as Periferias”, na qual apresentará o Programa Cidades Sustentáveis.


Jogos Limpos nas Cidades e Megaeventos

Quando: 26 de janeiro, das 9h00 às 12h00, em Porto Alegre

Local: Faculdade de Educação da UFGRS, sala 406

Endereço: Av. Paulo Gama, s/nº., Prédio 12201

Esta atividade é organizada pelo Instituto Ethos, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Atletas pela Cidadania, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Observatório de Metrópoles. Seu objetivo é reunir as várias iniciativas voltadas para o controle social das obras e dos investimentos na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016, para estruturar planos de ação conjunta.

Convidados confirmados até o momento: Ana Moser e Daniela Castro, da Atletas pela Cidadania, e Nabil Bonduki.

Oficina: Cidades Sustentáveis – o tema da sustentabilidade na agenda da sociedade, dos partidos políticos e dos candidatos

Quando: 26 de janeiro, às 15h30, em Porto Alegre

Local: Estacionamento da Usina do Gasômetro

Atividade organizada em parceria com a SOS Mata Atlântica

Assumindo Protagonismo na Governança Global: Construção de Convergências e Ações Comuns

Quando: 28 de janeiro, das 9h00 às 12h00, em Porto Alegre

Local: Faculdade de Engenharia da UFGRS (Nova), Sala 300

Endereço: Av. Osvaldo Aranha, 99

O objetivo desta atividade organizada pelo Instituto Ethos é iniciar o debate entre organizações da sociedade civil sobre os temas que serão tratados durante a Rio+20, como a nova estrutura de governança da Organização das Nações Unidas (ONU) e a construção de estratégias comuns para pressionar os Estados nacionais a assumir compromissos voltados para sustentabilidade.

O público-alvo desta atividade são representantes de todos os segmentos da sociedade, como trabalhadores, agricultores, jovens, mulheres, indígenas e comunidades tradicionais, comunidade científica, empresas e organizações da sociedade civil.

Mais informações sobre o fórum e a programação completa poderão ser acessadas pelo site www.fstematico.org.br

Contamos com o apoio de vocês na divulgação dessas atividades, via site, redes sociais e comunicado aos parceiros!

Zuleica Goulart
Coordenadora de Mobilização da Rede Nossa São Paulo   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...