Praça de Segurança Alimentar abre Semana da Alimentação 2011

Parque Farroupilha será palco, neste domingo, de ações para celebrar o Dia Mundial da Alimentação. Diversas entidades que atuam com a Segurança Alimentar estarão reunidas no dia 16 de outubro, das 10h às 17h, para a abertura da Semana da Alimentação 2011. O tema deste ano, proposto pela FAO (sigla em inglês da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), é “Alta dos preços dos alimentos: da crise à estabilidade”.

A Praça iniciará com um ato inter-religioso com a presença de representantes de diversas religiões que irão levar palavras de conscientização sobre a situação de insegurança alimentar no Estado, no Brasil e no mundo. As atividades seguem até o dia 22, em Porto Alegre e no interior do RS, em que mais de trezentas instituições promovem eventos.

O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, foi instituído pela FAO em 1981. Os eventos em 2011 destacam a alta dos preços dos alimentos. Segundo declarações recentes da FAO, o aumento nos preços globais de gêneros alimentícios básicos eleva o risco de uma nova crise alimentar. Crises como estas são fenômenos mundiais e estão no topo da lista de preocupações dos países desenvolvidos. O motivo é que o preço dos gêneros alimentícios, no começo de 2011, atingiu o pico pela segunda vez em menos de quatro anos. Na crise entre 2007 e 2008, milhares de pessoas atravessaram a linha que separa a pobreza da miséria. Para reverter a atual situação, compreendida pela falta de acesso contínuo à alimentação de qualidade e em quantidade suficiente, faz-se necessário enfrentar desafios para minimizar as causas deste problema e sensibilizar a sociedade para ações mais concretas.

Esses objetivos é que movem um conjunto de entidades que atuam com as temáticas Alimentação e Nutrição, para a promoção, no Rio Grande do Sul, da Semana da Alimentação. Neste ano, o Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região (CRN-2) coordena a Semana da Alimentação. Além do CRN-2, promovem o evento a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do RS, Emater/RS-Ascar, Consea, Ação da Cidadania e Fesans.

Toda a programação pode ser acessada no site da Semana: www.crn2.org.br/semanadaalimentacao2011.

Destaque para o cenário mundial e brasileiro
O cenário de contradições em que vive a sociedade atual. No mundo inteiro, mais de 1 bilhão de pessoas passam fome. Diariamente no Brasil 70 mil toneladas de alimentos são desperdiçados. São 300 milhões de obesos no mundo. Mais da metade da população adulta brasileira está acima do peso e uma em cada três crianças tem excesso de peso.

Lançamento

Lançamento teve presença de representante da FAO no Brasil. A solenidade de lançamento da Semana da Alimentação 2011 correu na última terça-feira, 11 de outubro, com a presença do representante da FAO no Brasil, Hélder Mutéia, e do professor e economista da FEE Antonio Carlos Fraquelli.

Especial Assessoria de Imprensa CRN2
Jornalista Janice Benck

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...