Dia Mundial da Alimentação 2011: Mesa Brasil Sesc realiza ação especial no RS

16/10/2011

O “Dia D” Mesa Brasil Sesc terá ações gratuitas de conscientização contra o desperdício, avaliações nutricionais e orientações de cardápio

A fome e o desperdício de alimentos são dois dos mais relevantes problemas enfrentados hoje no Brasil. Diante desta realidade, o Programa Mesa Brasil Sesc realiza em outubro ações alusivas ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16. Trata-se do Dia D Mesa Brasil Sesc, uma iniciativa que envolve anualmente milhares de gaúchos nos municípios que contam com as ações do Programa: Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Erechim, Caxias do Sul, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo (Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires).

Em Porto Alegre, O “Dia D” acontece em 15 de outubro, no Largo Zumbi dos Palmares (Travessa do Carmo, 84 – antigo Largo da Epatur), localizado na Cidade Baixa. No local, a atividade acontece das 7h30 às 13h, na tradicional Feira Modelo, cujos feirantes são parceiros e doadores do Programa Mesa Brasil Sesc. No Largo Zumbi dos Palmares, a comunidade poderá participar de ações como avaliação nutricional e orientações de cardápio de acordo com as safras, informações sobre o aproveitamento integral de alimentos e dicas de como selecionar produtos e preparar alimentos de forma mais saudável. Veja abaixo atividades programadas para acontecer simultaneamente, nesta semana, também em outras seis regiões do RS.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil produz 25,7% a mais de alimentos do que necessita para alimentar a sua população e, mesmo assim, conta com milhares de excluídos sem acesso ao alimento. “Diante dos dados, percebemos a importância de conscientizar e informar a comunidade sobre formas de reaproveitamento de alimentos. Nosso objetivo é chamar a atenção da comunidade quanto à importância do combate ao desperdício de alimentos”, explica a gerente de Educação e Assistência do Sesc/RS, Loide Trois.
Um dos principais diferenciais do Programa Mesa Brasil Sesc – uma rede permanente de solidariedade que arrecada e distribui alimentos a instituições sociais – é o seu caráter educacional. Oficinas e palestras sobre aproveitamento total de alimentos são ministradas constantemente por nutricionistas junto às entidades participantes do Programa.

SOBRE A DATA – O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Em 2011, as comemorações do Dia Mundial da Alimentação vão se focar no tema "Preços da Alimentação - Da Crise à Estabilidade".

AÇÕES DO “DIA D” MESA BRASIL:

PORTO ALEGRE

- 15/10

No Largo Zumbi dos Palmares (Travessa do Carmo, 84 – antigo Largo da Epatur), localizado na Cidade Baixa, das 7h30 às 13h. No local, a comunidade poderá participar de ações como avaliação nutricional e orientações de cardápio de acordo com as safras, com informações sobre o aproveitamento integral de alimentos e dicas de como selecionar e preparar produtos utilizando os nutrientes de forma mais saudável.

CACHOEIRA DO SUL

- 16/10

Das 14h às 18h, acontecerá uma Feira de Saúde na Praça José Bonifácio (Rua Sete de Setembro). Durante o evento, o público terá acesso a orientações sobre cuidados básicos de prevenção de doenças crônicas e DST’s, verificação da pressão arterial e glicose, assim como avaliação nutricional.

ERECHIM

- 14 e 15/10

Das 14h às 17h, no dia 14, e das 8h às 11h, no dia 15, a Feira do Produtor (Joaquim Brasil Cabral, 220) receberá atividades como oficinas de sucos, orientação nutricional e degustação de receitas de aproveitamento integral de alimentos.

CAXIAS DO SUL

- 16/10

Das 10h às 16h, acontecerão ações no Parque Getúlio Vargas (Parque Macaquinhos). A população poderá participar de degustação de pratos com aproveitamento integral de alimentos, de orientação de cardápios, esclarecimento sobre alimentação saudável e ainda poderá fazer avaliação nutricional. Além disso, nutricionistas estarão à disposição para esclarecimentos.

SANTA MARIA

- 17 a 21/10

Semana da Alimentação com ações em diversos pontos da cidade de Santa Maria. Entre as atividades estão: Divulgação das Políticas e Programas de Segurança Alimentar de Santa Maria; Orientações voltadas à alimentação saudável; Avaliação nutricional; Palestra e Oficina de aproveitamento de alimentos, além de Concurso de receitas.

RIO GRANDE

- 16/10

Das 14h às 17h, acontecerá uma ação na Praia do Cassino, em frente à Igreja Sagrada Família (Av. Rio Grande). A população será orientada quanto a dicas de compras e aproveitamento integral de alimentos, avaliação nutricional, verificação de pressão arterial e atividades recreativas. As pessoas que aderirem às ações podem também contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível.

VALES DO TAQUARI E RIO PARDO

- 10 a 14/10

Oficinas culinárias sobre o aproveitamento integral de alimentos acontecem em Lajeado e Estrela. As oficinas são abertas à comunidade em geral, com vagas limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3714-2266, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível – levar no dia da oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...