Smam faz Seminário Gestão de Resíduos da Construção Civil

05/08/2011

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e o Instituto Biosenso de Sustentabilidade Ambiental promovem no próximo dia 11, a partir das 13h30, no Plenário do Crea-RS (Rua Guilherme Alves, 1.010), o primeiro seminário do Fórum Concertação Ambiental - Soluções Sustentáveis para Porto Alegre. Na oportunidade, especialistas e representantes de entidades públicas e privadas debaterão a gestão dos resíduos da construção civil (RCC). A intenção, segundo o secretário Luiz Fernando Záchia, é construir soluções, de forma compartilhada com a sociedade, para problemas como a destinação do RCC.

Para Záchia, com a proximidade da Copa, é preciso definir de maneira conjunta as soluções para problemas da cidade. "Precisamos construir um grande entendimento público, já que a estimativa é que serão gerados mais de 2 milhões de toneladas de RCC apenas com as obras da Copa. Precisamos enfrentar os desafios e buscar alternativas para superá-los", destacou. Záchia lembrou ainda que outros dois seminários ocorrerão nos próximos meses para tratar do uso do espaço urbano e seus impactos visuais e da orla do Guaíba.

No encerramento do fórum, será lançado o Prêmio Top Sustentabilidade 2011, que reconhecerá trabalhos e ações de destaque no desenvolvimento sustentável. O prêmio prevê três categorias: conscientização, legado e inovação.

As inscrições para o seminário Gestão de Resíduos da Construção Civil devem ser feitas pelo site da Smam ou clicando aqui.

Confirma programação do dia 11:

13h30 - Cadastramento
14h - Abertura com o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia;
15h - As Recomendações e as Regras do Jogo - A Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano de Gestão de Resíduos da Construção Civil de Porto Alegre, com Marília Barum (Smam) e Arceu Bandeira Rodrigues (DMLU);
15h20 - Entre a Lei e a Fiscalização - A Atuação do MP/RS e a Gestão de RCC, com procurador Alexandre Saltz (Ministério Público do RS)
15h40 - O Jeito Certo de Fazer - A Logística Reversa e a Gestão de RCC, com arquiteto Juan Gonzales da I&T
16h - Casos Vencedores - Soluções Ambientais e Socioeconômicas para a Gestão de RCC - Apresentação de Propostas, com engenheiro Gilson Piovesan Jr, da Build Santa Maria, e engenheiro Eduardo Dias Hermeto, da prefeitura de Belo Horizonte
16h45 - Avaliação e Participação dos Debatedores: Ábaco Central de Resíduos, Associação dos Transportadores de Caçambas Estacionárias de Porto Alegre, Câmara Municipal, Pedraccon e Sinduscon-RS;
17h45 - Encerramento e Apresentação de Encaminhamentos com secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia.

Fonte: SMAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...