Grupo mostra com orgulho os certificados obtidos na conclusão do curso de Informática (Ney Mendes)
Curso foi oferecido a mais de 20 pessoas, por meio de uma parceria entre o Cetam e a Pastoral do Migrante
Publicado em 08/08/2011 - Manaus
Júlio Pedrosa
A persistência e dedicação dos haitianos em buscar oportunidades de trabalho, em Manaus, foram premiadas neste sábado (6), com a entrega dos primeiros certificados de conclusão de um curso de informática básica, oferecido pelo Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Os alunos - um grupo de 24 haitianos refugiados em Manaus - receberam os diplomas das mãos da diretora do Cetam, Joésia Pacheco, sob os aplausos da plateia, formada por patrícios e integrantes da Pastoral do Migrante.
O curso foi o primeiro de uma série que a Pastoral do Migrante, junto com instituições parceiras, pretendem realizar com vistas a oferecer capacitação profissional para os haitianos que estão vivendo em Manaus.
“Eles são disciplinados e inteligentes, e as novas turmas deverão ser de língua portuguesa”, afirmou Joésia.
As aulas são ministradas sempre aos sábados, no salão paroquial da Igreja de São Raimundo, localizada no bairro de mesmo nome, na Zona Oeste de Manaus.
Um dos alunos do curso, Jean Dieufort, 32, informou que apesar de já ter conhecimento em informática considera importante a oportunidade que teve em participar.
Ele, que está há cinco meses em Manaus, trabalhava como fotógrafo no Haiti.
“Perdi meus equipamentos no terremoto e meu sonho é voltar a atuar na área, ou como professor de fotografia”, salientou.
A Crítica
Acho muito bom a informática colaborar para as pessoas melhorarem independente da nacionalidade.
ResponderExcluir