Animais na praia: o que fazer?

Foto: Gabriela Geremias

Todos os anos animais marinhos aparecem no litoral Sul do Brasil e chamam a atenção por não ser comum encontrar pingüins, lobos marinhos e baleias em outras épocas nas nossas águas. De acordo com a bióloga da Unidade de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, o aparecimento é esperado todos os anos. “Estes animais vêm à nossa costa para alimentar-se e acabam se perdendo ou ficando em redes”, explica a bióloga.

As redes são as principais causadoras de malhação aos animais que procuram alimento. Como há peixes nas redes, os animais alimentam-se desses peixes e não raras vezes ficam presos. “Todos os anos encontramos animais malhados e machucados. Esses animais, quando ainda estão vivos, precisam se recuperar para voltar ao oceano”, completa Morgana.

A bióloga alerta a população quanto à ajuda prestada aos animais. “Na ânsia de ajudar, muitas vezes a população pega os animais e os joga ao mar ou tenta tratar em casa. Em muitos casos esses animais vieram para a praia por estarem debilitados e se forem jogados ao mar não sobreviverão. Eles precisam de tratamento adequado”, alerta. O melhor, salienta Morgana, é que a população não mexa nos animais e não tente socorrê-los. Chame sempre a Polícia Militar Ambiental, avise as autoridades.

A Polícia Militar Ambiental lembra que pode ser avisada quando se encontra um animal na praia. “A população pode nos ligar que prestaremos o atendimento necessário ao animal encaminhando-o para o local mais apropriado”, salientou o Tenente Jonatas Davi de Souza, novo comandante da Polícia Militar Ambiental de Maracajá. O telefone para atendimento é (48) 3523-1870.

Nícola Martins - nicola@engeplus.com.br
Redação Portal Engeplus - www.engeplus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...