Resultados definitivos confirmam Martelly como presidente do Haiti

Então candidato a presidente do Haiti, Michel Martelly aparece em comício em Porto Príncipe em 2010

Porto Príncipe, 21 abr (EFE).- O Conselho Eleitoral Provisório (CEP) do Haiti divulgou os resultados definitivos das eleições presidenciais e legislativas realizadas em março no país, outorgando a Presidência ao cantor Michel Martelly.

O candidato obteve 716.986 votos, o que representa 67,57% dos sufrágios, tal qual fora anunciado nos resultados provisórios.

Martelly terá pela frente o desafio de tirar do papel os planos de reconstrução de um Haiti devastado por sua pobreza extrema e cuja situação se agravou pelos efeitos do terremoto que em janeiro de 2010 deixou mais de 300 mil mortos e pela epidemia de cólera que fez quase cinco mil vítimas fatais em seis meses.

As autoridades eleitorais também divulgaram os resultados das eleições legislativas, nas quais o Inite, o partido governista, confirmou ser a primeira força no país ao obter 33 deputados e três novos senadores.

A formação de oposição Alternativa ficou com sete deputados e outros três senadores, enquanto a legenda Resposta dos Camponeses, partido de Martelly, obteve três deputados.

Os eleitores também elegeram dois deputados independentes, segundo os resultados, que indicam que desponta uma nova força política, o Lavni (Futuro), que obteve um senador e sete deputados.

O CEP anunciou que em 29 de maio será realizado o segundo turno em três circunscrições nas quais o primeiro foi cancelado e acabou acontecendo em 20 de março, data do segundo turno no resto do país.

Após o anúncio oficial dos resultados, deve ter início o processo de inscrição dos legisladores no Parlamento, uma complexa fase que deve ser concluída com a formação da Assembleia Nacional (bicameral) em 25 de abril.

Antes de 9 de maio, data do fim da legislatura, deve ser aprovada uma reforma da Constituição para simplificar a vida política e, em particular, os processos eleitorais.

Enquanto isso, o presidente eleito, Michel Martelly, em viagem a Washington, recebeu da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, a garantia de que os Estados Unidos caminharão com o país caribenho por todo o trajeto da reconstrução.

Martelly apontou que pretende implementar "todas as reformas úteis e necessárias" para garantir que o Haiti se torne "um membro pleno da modernidade do século 21".

O novo presidente haitiano indicou ainda que pretende empreender a saída progressiva dos soldados da Missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti (Minustah) assim que o país caribenho dispuser de uma força própria.


Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...