Haiti adia resultados de eleições


Horas antes de os representantes assumirem cargos, conselho comunicou decisão



25/04/2011
Horas antes de os novos representantes assumirem suas funções, o Conselho Eleitoral Provisório (CEP) decidiu nesta segunda-feira (25) adiar a confirmação dos resultados do segundo turno das eleições legislativas por denúncias de fraudes.

A decisão acontece depois que a ONU (Organização das Nações Unidas) e as nações doadoras mais importantes, entre elas os Estados Unidos, manifestaram preocupação pelas acusações de corrupção nos resultados finais das eleições.

A publicação inicial desses resultados em 20 de abril provocou violentas manifestações em várias regiões do Haiti, onde pelo menos três pessoas morreram desde a última quinta-feira (21). Várias casas foram incendiadas e algumas estradas foram bloqueadas.

O presidente eleito, Michel Martelly, uma parte da oposição e a comunidade internacional expressaram suas dúvidas sobre os votos obtidos pelo partido do atual presidente, René Preval.

Sua presença no Parlamento teria aumentado 50%, segundo resultados questionados, enquanto Martelly conta apenas com três deputados de seu partido.

A segunda fase da eleição transcorreu pacificamente se comparado com o primeiro turno, em 28 de novembro, dominado por acusações de fraude, tumultos e até mortes.

Forças da ONU, comandadas pelo Brasil, patrulham a capital, Porto Príncipe, e cidades do interior do Haiti. O país ainda se recupera do terremoto devastador que sofreu no ano passado.




Do R7, do AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...