“Comunidade internacional deve ajudar nova liderança do Haiti”, diz Secretário-Geral


O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou nesta quinta-feira (31/03) que a nova liderança do Haiti deverá ter o apoio da comunidade internacional para enfrentar uma série de grandes desafios. O resultado do segundo turno das eleições presidenciais do país, disputadas entre Mirlande Manigat e Michel Martelly, deve ser anunciado no dia 16 de abril.

No relatório sobre a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), Ban disse que o próximo Governo herdará um conjunto de desafios políticos, como a possível divisão do Parlamento e a descrença da população nas lideranças, bem como problemas decorrentes do terremoto de 2010 e de outra temporada de furacões iminente.

Ele afirmou que o fortalecimento do Estado de Direito requer um comprometimento genuíno para criar um sistema judiciário independente e eficaz, um Parlamento que seja responsável por seu povo, e um Governo transparente, que responda às necessidades do país e que represente verdadeiramente a população haitiana.

“O Haiti tem a chance de ter um novo começo sob uma nova administração”, disse Ban. “A nova liderança deve tentar curar as feridas de uma sociedade profundamente polarizada e oferecer empregos, educação e serviços para a população de baixa renda.” O Secretário-Geral garantiu que a ONU vai trabalhar em conjunto com o novo Governo e com todas as representações da sociedade haitiana para reforçar o Estado de Direito no país, e para assegurar que a população goze plenamente de seus direitos políticos, econômicos e sociais.

Fonte: Centro de Informações das Nações Unidas - Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...