Agefis apóia a reconstrução do Haiti


Por: Nilo Martins


Trabalho de fiscalização de obras realizado pela agência no DF é reconhecido internacionalmente e será compartilhado com os engenheiros civis e arquitetos daquele país
Em dois anos e oito meses de existência, o trabalho de fiscalização de obras no DF, realizado pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), alcançou reconhecimento internacional por meio de parceria com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) que promove cooperação técnica com o intuito de fortalecer a categoria de engenheiros civis e arquitetos haitianos. Este trabalho visa sobretudo auxiliar na reconstrução daquele país.

Por esta razão, os auditores da agência irão participar do 1º Seminário Internacional Pró-Renascimento Solidário do Haiti, promovido pelo Confea entre os dias 28 e 31 de março de 2011, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. No evento, os representantes da Agefis apresentarão o case A fiscalização do estado e sua contribuição na garantia da ordem e direitos dos cidadãos e de seu território - O caso da Agência de Fiscalização do Distrito Federal.

Durante o encontro, os auditores revelarão aos participantes o papel da Agefis junto ao Estado e sua importância para a governabilidade. “Apresentaremos ainda o processo de profissionalização da fiscalização no Distrito Federal e finalmente as ações de cooperação possíveis de serem empreendidas pela Agefis junto aos profissionais do Haiti, divididas nas seguintes áreas temáticas: Padronização de Legislação, Fiscalização Estatal, Regulação e Gestão Urbana e Ambiental”, explicou a auditora e palestrante, Mara Araújo.

O esforço promovido pelo Confea surgiu com a repercussão da notícia do terremoto que descaracterizou o Haiti e abalou o mundo há um ano. Assim foi firmado um protocolo de intenções com o objetivo de participar de uma missão de planejamento para a reconstrução do Haiti em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), e criado o Grupo de Trabalho ao qual a Agefis coopera, denominado GT/Haiti.

O projeto de cooperação técnica entre a ABC, o Sistema Confea/Crea e o Haiti, tem o objetivo de aprimorar as atribuições do Colégio de Presidente (órgão semelhante ao Confea naquele País) que possibilitará a agilidade nas ações de reconstrução. Por esta razão, a formação de parcerias como estratégia levou o GT/Haiti a incluir a Agefis na pauta de fortalecimento da carreira de fiscalização de obras do Haiti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...