Gaza: o sofrimento não acabou


22/10/2025

O frágil cessar-fogo em Gaza, que tem sido repetidamente violado, não põe fim ao sofrimento de 2 milhões de pessoas presas em meio à destruição e ao colapso do sistema de saúde.

Durante mais de dois anos de guerra, mais de 67 mil vidas foram perdidas. A maioria das pessoas teve suas casas reduzidas a escombros. Elas não têm para onde retornar. Vivendo em tendas, crianças e adultos seguem sem acesso regular a água potável, comida ou cuidados médicos.

O sistema de saúde foi devastado. Nenhum hospital está totalmente operacional. A situação é crítica.  Milhares de pacientes precisam ser evacuados com urgência para receber os cuidados de que necessitam. Cuidados que hoje não estão disponíveis em Gaza.  Médicos Sem Fronteiras (MSF) apela ao Brasil e a outros países que acolham esses pacientes.

Mesmo sob condições extremas, os profissionais de MSF seguem trabalhando para atender a centenas de pessoas todos os dias. De outubro de 2023 a setembro de 2025, as equipes do MSF em Gaza realizaram mais de:

• 1,2 milhão de consultas ambulatoriais
• 390 mil atendimentos de emergência
• 29 mil cirurgias
• 88,5 mil consultas de doenças crônicas
• 70 mil sessões de saúde mental

Mas as necessidades da população continuam enormes.


As pessoas em Gaza estão sendo deixadas para sobreviver em meio às ruínas do que antes era seu lar. As equipes permanecem ao lado da população, levando cuidados e apoio onde quase nada mais resta.

Com a ajuda de pessoas solidárias, é possível continuar oferecendo cuidados que salvam vidas em catástrofes humanitárias como a que ocorre em Gaza. 

Mais informações: acesse o site Médicos Sem Fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...