PRESIDENTE DO HAITI ANUNCIA 2º TURNO DAS ELEIÇÕES PARA 17 DE JANEIRO

O presidente do Haiti, Michel Martelly, em foto de 21 de dezembro de 2015 
Foto: Dieu Nalio Chery/Arquivo AP Photo

02/01/2016

Pleito, que estava marcado para 27 de dezembro, foi adiado.
Data deve ser oficializada por meio de um decreto de convocação.

O presidente do Haiti, Michel Martelly, anunciou nesta sexta-feira (1º) que o segundo turno das eleições presidenciais, inicialmente marcado para o último dia 27 de dezembro, será realizado no próximo dia 17 de janeiro. Martelly fez o anúncio em um ato em Gonaives, no norte do país, por ocasião do 212º aniversário da independência nacional.

Para oficializar esta data, no entanto, o presidente deverá emitir um decreto convocando o segundo turno eleitoral. "Peço a todos que respeitem as regras do jogo, peço a todos que mantenham a calma, peço que votem em massa como deve ser, votem na pessoa que acham que lhes represente", ressaltou em seu discurso.

O chefe de Estado explicou que recebeu duas cartas do Conselho Eleitoral Provisório (CEP), uma sobre os resultados dos pleitos legislativos, cujo segundo turno aconteceu em 25 de outubro, e outra sobre a necessidade de organizar o segundo turno presidencial o mais rápido possível, uma vez que seu mandato termina no próximo dia 7 de fevereiro.

Este anúncio acontece um dia depois que a Comissão de Verificação Eleitoral do Haiti, criada para determinar as denúncias de irregularidades ocorridas no primeiro turno das eleições presidenciais, também no último dia 25 de outubro, pedisse mais tempo para anunciar o resultado da investigação.

No segundo turno se enfrentarão o candidato governista, Jovenel Moise, e o opositor Jude Celestin. No primeiro turno, Moise, do Partido Haitiano Tet Kale (PHTK), foi o mais votado com 32,76%, enquanto Celestin, da Liga Alternativa pelo Progresso e Emancipação Haitiana (LAPEH), obteve 25,29%.

Fonte: G1 Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...