MMA celebra o Dia do Consumo Consciente



16/10/2015

Ministério do Meio Ambiente prepara o segundo ciclo do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) para consulta pública em novembro

Mudanças na hora de produzir, consumir e agir. O Dia do Consumo Consciente, celebrado nesta quinta-feira (15/10), simboliza o empenho da sociedade na promoção do desenvolvimento sustentável aliado à conservação ambiental. Para estimular esse comportamento entre governo, sociedade civil, empresariado e população, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) prepara o segundo ciclo do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS).

As diretrizes para o 2° Ciclo do PPCS estão previstas para entrar em consulta pública no próximo mês de novembro. O objetivo é abrir espaço para que todos os interessados possam enviar sugestões para o texto preliminar, elaborado em parceria do MMA com outros órgãos de governo, instituições privadas e do terceiro setor. Após a consulta, as contribuições serão analisadas e a versão final do documento será submetida ao Comitê Gestor de Produção e Consumo Sustentável.

Em discussão, estarão a promoção do consumo consciente, estilos de vida sustentáveis e educação, que vão influenciar, de forma transversal, todas as demais agendas integrantes do 2° Ciclo do PPCS.

DIRETRIZES

Em 2003, o Brasil aderiu ao Processo de Marrakesh e, o MMA comprometeu-se a promover o consumo sustentável como uma das diretrizes da pasta. O documento solicita e estimula que cada país membro das Nações Unidas, subscritor do processo, desenvolva seu plano de ação para promover o alcance de padrões sustentáveis de consumo e produção, alinhados com as necessidades de desenvolvimento social e econômico, dentro, porém, dos limites da capacidade ambiental.

O Dia do Consumo Consciente reforça a importância de mudanças de hábitos no consumo da água. A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que, se não houver mudanças de hábitos no curto prazo, até 2030, quase metade da população global terá problemas de abastecimento – sem contar as 768 milhões de pessoas que não possuem acesso à água potável e podem ficar em situação ainda pior.

DICAS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

√ Elimine os vazamentos: um buraco de 2 mm num cano de água desperdiça até 3.2 mil litros por dia, 96 mil por mês – o que representa a água potável para quatro pessoas por 33 anos.

√ Não deixe torneiras pingando: uma gota por segundo desperdiça em média 46 litros de água. Em um ano, são 16,5 mil litros.

√ Economize água no banho: diminua o tempo ou feche a torneira enquanto estiver se ensaboando. Em 10 minutos, são gastos em média 160 litros de água.

√ Escove os dentes com a torneira fechada. A cada dois minutos, são gastos 13 litros de água.

√ Vasos sanitários com caixa d’água acoplada e descarga diferenciada gastam menos água.

√ Instale torneiras com sensores automáticos (em prédios comerciais).

√ Use vassoura para limpar a calçada e o quintal de casa.

√ Use bacias ou a própria pia tampada para lavar a louça. Ao lavar a louça durante 15 minutos com a torneira aberta, gastam-se 240 litros de água.

COMO SER UM CONSUMIDOR CONSCIENTE:

√ Leve uma sacola de pano ou plástico reutilizável para o supermercado e evite as sacolinhas plásticas.

√ Priorize serviços e produtos de empresas com responsabilidade socioambiental.

√ Tente equilibrar a satisfação pessoal com o ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

√ Consuma alimentos produzidos localmente e dê prioridade aos sem agrotóxico.

 Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) - (61) 2028.1165


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...