Em "casa", povo Xerente aproveita intercâmbio cultural

Crédito: Divulgação

26/10/2015

Com saias e cocares produzidos com capim dourado e pintura no corpo, o povo Xerente tem um motivo especial para celebrar os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. A primeira edição do evento é disputada nas terras que os acolhem há centenas de anos. A aldeia da etnia fica na margem direita do rio Tocantins, no município de Tocantínia, cerca de 75km de distância de Palmas.

A festa fica clara durante as partidas do torneio de futebol no Estádio Nilton Santos. Dentro de campo dois povos tradicionais do Brasil, fora das quatro linhas a torcida vibrante dos povos. Cada lance, falta e chutes são acompanhados por gritos, cantos e danças embaladas por chocalhos feitos de garrafas pets, com areia e pedras, durante as partidas do povo Xerente.

Os cantos na língua akwe são incentivo aos atletas, para amenizar o cansaço dos jogadores, já que muitos não são acostumados a jogar bola no gramado. Na partida entre Xerente e Pataxó, da Bahia, os donos da casa começaram abrindo dois gols no primeiro tempo. Na segunda etapa, a equipe Pataxó diminuiu o placar e depois empatou a partida.

A preparação dos Xerente foi intensa para os Jogos. Os treinamentos começaram em janeiro deste ano. Mesmo com o desejo de fazer bonito em suas terras, o povo pretende mesmo mostrar a beleza da sua cultura durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.

“Estamos alegres, pois passamos a conhecer etnias que não conhecíamos e que  descobrimos aqui. Nós estamos aprendendo a cultura de outros povos. O esporte o jovem já aprendeu, mas nós nunca esquecemos a cultura”, disse o técnico da equipe de futebol masculina, Dorabel Xerente.

A experiência em eventos esportivos culturais vem desde os Jogos Nacionais Indígenas. “As pessoas estão valorizando o evento, porque é impar e talvez nunca mais teremos a oportunidade de participar novamente dos Jogos Mundiais. Sempre estou falando que o importante é a participação e celebrar com todos os indígenas do Brasil”, completou o técnico.  

Breno Barros, de Palmas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...