Doze partidas abrem calendário esportivo dos Jogos Mundiais Indígenas



23/10/2015

A bola já rolou na manhã desta quinta, 22, para 24 equipes que participam do torneio de futebol dos Jogos Mundiais Indígenas. As partidas foram disputadas no estádio Nilton Santos, campo da Ulbra e campo do 1º BPM. A vitória da etnia Bororo Boe (MT) sobre os Assurini por 7 a 2, coloca a equipe na história como a primeira vitoriosa dos Jogos Mundiais Indígenas.

Atleta, treinador e capitão, o indígena Almir, da Bororo Boe, disse estar muito feliz com o resultado. “Nossa equipe foi a primeira a vencer. Estamos muito felizes. Espero que seja um bom sinal do que a gente vai fazer na competição”, afirmou. A etnia Bororo Boe também entra para a história com o primeiro gol dos Jogos: Edílson Butore marcou no primeiro minuto da partida.

O Nilton Santos recebeu outras três partidas, entre delas a dos Gaviões, do povo Kyikatejê/Parakatejê, conhecidos por sua atuação no futebol profissional da segunda divisão do estado do Pará. Desta vez, o favoritismo não valeu: foram derrotados pelo time do Canela.

No campo da Ulbra foram disputados três jogos – todos com etnias brasileiras enfrentando times de fora do País. O primeiro confronto foi disputado na categoria feminina entre Tapirapé e Bolívia que terminou 4 a 3 para a equipe estrangeira.

O segundo jogo da manhã entre Guarani Kaiowá e a equipe da Argentina foi muito disputado com muitas faltas e grandes chances de gol: digno de um Brasil e Argentina. Ao final a partida acabou terminando empatada em 1 a 1. O último combate foi entre Javaé Itya enfrentando o Paraguai considerado o grande favorito ao título do futebol masculino por ter vencido a Copa América de Futebol Indígena. Em campo confirmou o favoritismo vencendo o jogo por 3 a 2 e marcando o gol mais rápido da competição até o momento com menos de 15 segundos de jogo.

O campo do 1º BPM foi dominado pelos confrontos do futebol feminino, começando com o duelo entre as etnias Bororo Boé e do Panamá, sendo que as brasileiras levaram a melhor – 6 x 0. O segundo jogo foi entre as etnias Xavante e Kayapó Mebêngôkre e Já na terceira partida, o show de bola ficou por contas das indígenas das etnias Xambioá Karajá e Pataxó, com a o placar de 4x1 para a primeira.

O time de grande destaque da manhã no futebol feminino é tocantinense. As índias Xerente, de Tocantinía, venceu as Terena, do Mato Grosso do Sul, com um resultado de 8x0, fechando com chave de ouro os primeiros jogos dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Ainda nesta quinta, 22, a partir das 15h30, mais etnias entram em campo para a disputa do futebol. A tabela completa está disponível em: http://www.palmas.to.gov.br/pagina/placar-jogos-mundiais-dos-povos-indigenas/22/

Crédito: Júnior Suzuki

Confira os resultados:

Futebol Masculino

ASSURINI 2 x 7 BORORO BOE
KAYAPÓ MEBÊNDÔKRE 6 x 0 PANAMÁ
KYIKATEJÊ/PARAKATÊJE 1 x 2 CANELA
PATAXÓ 5 x 1 RIKIBAKTSA
ARGENTINA 1 x 1 GUARANI KAIOWÁ
PARAGUAY 3 x 2 JAVAÉ ITYA MAHÃDU

Futebol Feminino

PANAMÁ 0 x 6 BORORO BOÉ
XAVANTE 0 x 3 KAYAPÓ MEBÊNGÔKRE
XAMBIOÁ KARAJÁ 4 x 1 PATAXÓ
TERENA 0 x 8 XERENTE
TAPIRAPÉ 3 x 4 BOLÍVIA
RIKIBAKTSA 3 NOVA ZELÂNDIA

Jogos de 22/10 - Quinta-feira

Masculino

BOLÍVIA x KAIGANG
NOVA ZELÂNDIA x KAMAYURÁ
CANADÁ x KARAJÁ
PERU x KUIKURO
GUIANA FRANCESA x KURA BAKAIRI

Feminino

PARESI HALITI x CANADÁ
MANOKI x PERU
GUIANA FRANCESA x MAMAINDÊ



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...