Horta caseira fácil de cultivar em apenas um metro quadrado



26/05/2015

Por Daniel Froes 

 A boa e velha desculpa de que falta espaço em casa para plantar os próprios alimentos, principalmente por parte dos moradores das grandes cidades, não cola mais. Alguns paisagistas ensinam que, mesmo morando em metros quadrados minúsculos, é possível fazer hortas caseiras para o bem da sua saúde.

Cerca de 28% dos vegetais consumidos no Brasil possuem resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis, aponta uma pesquisa da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de 2011. O jeito é cultivar o seu próprio alimento orgânico, mesmo que seja num espaço pequeno.

O CicloVivo separou o sistema do SERPAR (Serviço de Parques de Lima, no Peru) que ensina a cultivar uma horta quase completa usando apenas um metro quadrado, quase nada.



Mais popular entre os jardineiros urbanos, a horta é ideal para pequenos espaços e suficiente para o abastecimento diário de legumes de uma pessoa por um mês.

Perfeita para espaços pequenos, a horta permite ao cultivador alcançar toda sua extensão para plantar, regar e colher, sem precisar se esforçar muito. Também é possível trabalhar na horta ao nível da cintura, facilitando o cultivo por pessoas com algum tipo de deficiência física.

O sistema de cultivo é dividido entre quadrados e retângulos menores. Cada legume ou erva tem um espaço diferente.

A construção da estrutura pode ser feita com tubos de ferro ou de PVC utilizados em alambrados. Pedaços de madeira, ou qualquer outro material, também pode ser adaptado e reutilizado.

Nas fileiras de trás, ficam as plantas maiores e, nas da frente, as plantas menores, para que todas recebam a luz do sol. Já as plantas verticais, como os tomates, devem ser bem amarradas na estrutura para que suportem o peso e o vento.

A rotação de cultivos é automática: um cultivo mais demorado, caso do tomate, pode ser plantado entre outros cultivos de colheita rápida e que seriam colhidas antes que a planta necessite de mais espaço.

Fotos: Divulgação



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...