RIO 2016: FATOS E NÚMEROS DA SUSTENTABILIDADE DOS JOGOS


18/04/2015

Entregar Jogos Olímpicos e Paralímpicos é tarefa complexa. Entregar Jogos sustentáveis é ainda mais complexo. Por trás do Rio 2016, a sustentabilidade dá o suporte para que cada ação, desde o planejamento dos Jogos até a dissolução, gere menos impacto. Confira algumas curiosidades sobre a sustentabilidade dos Jogos:

ELEFANTE BRANCO

As instalações de competição estão localizadas em quatro regiões do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca, Copacabana, Maracanã e Deodoro) de modo a aproveitar ao máximo as estruturas já existentes, evitando, assim, elefantes brancos após os Jogos Rio 2016. Dos locais de competição, 71% da área é de instalações já existentes, enquanto 17% são construções temporárias e apenas 12% novas construções.

ISO 20.121

O sistema de gestão da sustentabilidade dos Jogos é executado com o objetivo de garantir uma operação eficaz e que esteja em conformidade com a ISO 20.121, a norma de sustentabilidade para eventos. O processo formal de certificação, incluindo engajamento dos colaboradores e auditoria externa, será conduzido ao longo de 2015.

SABOR DOS JOGOS

Sabor dos Jogos é a estratégia de alimentação saudável e sustentável para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Dentre as estratégias desenhadas, estão: apoio a pequenos produtores para fornecimento dos Jogos, apresentação de mecanismos de rastreabilidade para segurança e origem dos alimentos, priorização de mercados locais e nacionais para fornecimento de alimentos saudáveis e sustentáveis e engajamento do público sobre boa alimentação e vida saudável.

VOCÊ SABIA?

A madeira não certificada emite 204 kg de CO2/m3. Já a madeira certificada emite 14kg de CO2/m3. O Rio 2016 utiliza apenas fornecedores que tenham a certificação da cadeia de custódia da madeira, assegurando não somente o manejo sustentável, mas a sustentabilidade em todo o processo produtivo, desde a extração da madeira, passando pela transformação em produto e vendida ao consumidor final.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...