ECOBRASIL 2015 ABORDARÁ DESEMPENHO AMBIENTAL DO SETOR PORTUÁRIO


21/04/2015

Terminam nos próximos dias as inscrições para o 11º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente. O Ecobrasil 2015 tem na pauta deste ano temas como a regularização ambiental dos portos, os projetos de dragagem nos portos públicos e iniciativas para melhorias de gestão das administrações portuárias. O principal evento do setor portuário na área ambiental acontece nos dias 7 e 8 de maio de 2015, no Rio de Janeiro.

O primeiro dia do seminário tratará de temas atuais como os aspectos ambientais da lei 12.815/13 e a regularização ambiental dos portos, com a participação de Uirá Oliveira, ‎coordenador-geral de gestão ambiental, saúde e segurança da Secretaria de Portos (SEP). Em outro painel, a coordenadora de portos, aeroportos, hidrovias do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Mariana Graciosa Pereira falará sobre instrumentos internacionais que podem contribuir com o licenciamento e a gestão ambiental dos portos.

No mesmo dia, o diretor adjunto do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Domenico Accetta, fará considerações sobre os aspectos ambientais em palestra sobre a concessão dos canais de acesso aos portos organizados. A importância da base de dados para o licenciamento ambiental de terminais portuários será o assunto da palestra do diretor da Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental, Fernando Diehl.

O segundo dia trará casos de conceitos importantes na relação porto-cidade, como o projeto Porto Maravilha. O coordenador do Geoportos, grupo de pesquisa em geografia portuária na UFRJ, Frédéric Monié, fará apresentação sobre as cidades portuárias diante dos imperativos do desenvolvimento socioeconômico e da sustentabilidade ambiental.

Já o especialista em regulação na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Igor Moura, falará sobre a interferência de perigos costeiros na prestação de serviços portuários no Brasil. Outras questões de segurança marinha vão ser abordadas em palestra sobre o plano de área para acidentes com óleo no mar do porto de São Sebastião (SP).

O Ecobrasil 2015 é organizado pela Revista Portos e Navios e tem a coordenação técnica de Heitor Ciuffo, da Cisporto Consultoria. Mais informações pelo email: . Clique aqui para saber mais sobre a programação do evento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...