Abril Indígena destaca preservação do meio ambiente e da cultura

24/04/2015

Sayonara Moreno

Para lembrar a passagem do Dia do Índio, no último dia 19, o Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, recebe a campanha Abril Indígena. A programação inclui exposições, palestras, seminários e eventos ligados ao papel dos índios na preservação da cultura e do meio ambiente.

Durante os eventos, indígenas de várias etnias do Brasil participam dos debates e trazem questões relacionadas à identidade cultural, a políticas públicas e também sobre a demarcação de áreas indígenas.

Às vésperas do Abril Indígena, líderes de cerca de 200 etnias protestaram, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contra a Proposta de Emenda Constitucional, PEC 215, que transfere do Poder Executivo para o Legislativo, a atribuição de demarcar as terras indígenas.

Piracumã, da etnia Iaualapití, veio do Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso, para participar do evento e diz que o debate sobre a demarcação é importante para qualquer etnia.

Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), no Brasil, existem 462 terras indígenas regularizadas, que representam cerca de 12,2% do território nacional.

O lançamento da campanha Abril Indígena aconteceu na sede da Funai, no dia 7 deste mês, com o slogan "Um mês para homenagear aqueles que protegem o meio ambiente o ano inteiro". As atividades ocorrem no Memorial dos Povos Indígenas, até a próxima sexta-feira (24).

Fonte: EBC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...