Otan exige que Rússia 'retire todas as forças' do leste da Ucrânia

Soldados ucranianos são vistos em tanque em rodovia a caminho de 

Debaltseve, no leste da Ucrânia (Foto: Petr David Josek/AP)

18/02/2015

Organização pediu o fim do apoio do país aos separatistas.
Ucrânia diz que já está retirando tropas da região leste do país.

A Otan exigiu nesta quarta-feira (18) que a Rússia retire todas as suas forças militares do leste da Ucrânia, cesse seu apoio aos separatistas e respeite o cessar-fogo acordado em Minsk na semana passada.

"Peço que a Rússia retire todas as suas forças do leste da Ucrânia, cesse seu apoio aos separatistas e respeite os acordos de Minsk", afirmou o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, aos jornalistas na capital da Letônia, Riga.

ONU lamenta violência

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) disse nesta terça-feira (17) que lamenta a manutenção da violência em partes do leste da Ucrânia, apesar do anúncio do cessar-fogo. Rebeldes pró-Rússia bombardearam tropas do governo cercadas no leste da Ucrânia nesta terça, e o plano para que os dois lados retirassem o seu armamento pesado não foi executado, deixando um frágil acordo de paz perto do colapso.

Debaltseve, Ucrânia



O Conselho adotou um rascunho de resolução russo endossando um acordo de paz mediado pela Europa na Ucrânia e convocou todas as partes para implementá-lo, enquanto a trégua começou a desfazer-se rapidamente nesta terça-feira.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, partiu de avião de Kiev para "o front" na quarta-feira, e a TV ucraniana disse que ele afirmou a jornalistas antes de deixar a capital do país que forças do governo estão deixando a cidade sitiada de Debaltseve.

A agência AFP ouviu a mesma informação de uma autoridade policial da região.  "Estamos retirando algumas de nossas unidades", disse Ilia Kiva, subchefe da polícia regional, ao mesmo tempo que destacou que os ucranianos não abandonaram a cidade.

"Os combates nas ruas continuam. Aconteceu uma pequena batalha de tanques", completou.

"Uma parte das tropas ucranianas continua em Debaltsev, onde realiza uma operação especial', afirmou à AFP um porta-voz militar, Vladislav Seleznev. As autoridades ucranianas pediram ao Ocidente uma resposta "severa" contra a Rússia pela entrada dos rebeldes pró-Rússia em Debaltseve, que fica entre as cidades de Donetsk e de Lugansk.

Fonte: Globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...