RETROSPECTIVA: os destaques do WWF-Brasil em 2014

04/01/2015

O ano de 2014 foi de grandes desafios para o WWF-Brasil e para todas as organizações que lutam pela conservação do meio ambiente. Mas foi também um ano de conquistas importantes.

Todas essas vitórias só foram possíveis porque trabalhamos juntos com diversos atores da sociedade civil e tivemos o apoio de nossos afiliados, empresas parceiras, diversas intuições e muitas organizações e parceiros que acreditam na força e na relevância do nosso trabalho.

Listamos algumas ações mais importantes que realizamos em 2014, por ordem cronológica. Confira!

Personagem ajuda a transmitir noções de sustentabilidade e preservação ambiental. 
© Divulgação/MSP e WWF-Brasil

1. Chico Bento, embaixador das nascentes do Pantanal;

Em março, junto à Maurício de Souza Produções (MSP), nomeamos Chico Bento como o  “Embaixador da Proteção das Nascentes do Pantanal”. Produzimos uma animação sobre o assunto, que foi exibida em cinemas, metrôs, ônibus, emissoras de televisão e redes sociais.

Campanha “Chico Bento, Embaixador das Nascentes do Pantanal”: https://www.youtube.com/watch?v=GNYQGxThgtg

Hora do Planeta 2014 
© WWF-Brasil

2. Hora do Planeta;

Em 2014, 144 municípios brasileiros participaram da mobilização, apagando as luzes de 627 monumentos diferentes. Foi um número recorde, maior do que o registrado em anos anteriores. As notícias sobre o evento impactaram 32,6 milhões de brasileiros. No mundo todo, a Hora do Planeta 2014 mobilizou mais de 7 mil cidades em 162 países.

Veja como foi a Hora do Planeta 2014 em todo o mundo: https://www.youtube.com/watch?v=ZilSYaavMH4

Reserva Extrativista Mapuá é uma das UCs apoiadas pelo Arpa 
© Miguel von Behr

3. Arpa (Áreas protegidas da Amazônia);

Em maio de 2014, com forte articulação do WWF-Brasil, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) deu início à nova fase do Programa Arpa (Áreas Protegidas da Amazônia). 215 milhões de dólares serão depositados num fundo de transição que servirá para garantir, pelos próximos 25 anos, a manutenção permanente de 60 milhões de hectares em unidades de conservação. O WWF-Brasil participa de todas as discussões referentes ao Arpa, além de prestar apoio técnico e financeiro às suas ações.


Mais de 25 mil pessoas assinaram a petição da campanha SOS Juruena
© WWF-Brasil / Adriano Gambarini

4. Campanha SOS Juruena

Mais de 25 mil pessoas assinaram a petição da campanha SOS Juruena, organizada pelo WWF-Brasil para impedir a construção de duas hidrelétricas no interior do Parque Nacional do Juruena - uma unidade de conservação que faz parte do maior sistema de rios do país (Bacia do Tapajós) e possui a maior diversidade e produtividade de água doce do planeta, ocupando uma posição estratégica no chamado Arco do Desmatamento, capaz de garantir a conectividade ambiental das áreas protegidas vizinhas e entre a Amazônia e o Cerrado.


É a gota d’água: No Dia Mundial do Meio Ambiente, WWF-Brasil faz alerta 
sobre crise de abastecimento em São Paulo (SP) 
© Dino Almeida

5. “É a Gota d’Água!”

Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, colocamos uma gota inflável, de 10 metros de altura, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). Nossa mensagem: “É a Gota D’água!”, teve o intuito de alertar a população brasileira para o melhor uso de nossos recursos hídricos frente a maior crise hídrica já enfrentada pelo Estado de São Paulo.

Making of da ação: “É a Gota DÁgua!”: https://www.youtube.com/watch?v=uF-e6UyMNd0

Pegada ecológica do acre 
© WWF-Brasil

6. Pegada Ecológica do Acre

O Acre é o mais recente Estado brasileiro a fazer o cálculo de sua Pegada Ecológica – a análise que mede a quantidade de recursos naturais necessária para sustentar determinado estilo de vida. Se todo mundo vivesse como os acreanos, seria necessário 1,3 planeta Terra para dar conta da demanda de recursos. Esta Pegada Ecológica é 20% menor que a do cidadão médio brasileiro e 13% menor que a do cidadão médio global. O estudo foi uma das entregas do Programa Água Brasil, parceria do WWF-Brasil com o Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil e Agência Nacional de Águas. 

Confira o estudo:  Pegada Ecológica do Estado do Acre

Fest Curteco 
© Divulgação/WWF-Brasil

7. Fest Curteco

Já pensou em fazer um painel solar a partir de sucata? Pois foi isso que fez o Raimundo Nonato Filho, do Piauí. Por conta desta ideia, ele foi eleito o vencedor do nosso primeiro Festival de Curtas-Metragens Ecológicos, o Curteco, e ganhou uma viagem para as Cataratas do Iguaçu, no Paraná. O Festival buscou conscientizar as pessoas sobre o impacto de nossos hábitos na saúde do planeta.

Assista aos cinco vídeos vencedores do Curteco: http://curteco.com.br/

Overshoot day 2014 
© WWF-Brasil

8. O “Dia da Sobrecarga da Terra” (“Overshoot Day”)

Em 2014, o “Overshoot Day”, ou “Dia da Sobrecarga da Terra”, ocorreu em 19 de agosto. Foi nesta data que terminamos de consumir os recursos naturais disponíveis para este ano. A partir de então, todos os recursos naturais que utilizamos “entraram no vermelho”, o que quer dizer que já estamos usando mais do que o Planeta pode repor. Se somado ao longo de um certo período, este fenômeno se converte em um cenário de perda de biodiversidade, escassez de recursos e mudanças climáticas – exatamente os grandes problemas ambientais que enfrentamos agora. O cálculo é feito anualmente pela Global Footprint Network, uma organização internacional pela sustentabilidade, parceira global da Rede WWF

Saiba mais sobre o Dia da Sobrecarga da Terra:



9. 18 anos de WWF-Brasil!

Em 2014, o WWF-Brasil completou 18 anos de existência. São quase duas décadas lutando pela conservação da biodiversidade e dos recursos naturais brasileiros – contando com o apoio de muitos afiliados, sociedade civil, empresas e instituições que confiam na importância do nosso trabalho.

Saiba mais sobre a nossa história: http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/historia_wwf_brasil/

Cataratas do Iguaçu 
© ICMBIO/Parque Nacional do Iguaçu

10. Parceria pelas Cataratas do Iguaçu

Em agosto, fechamos uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)  e a Fundación Vida Silvestre Argentina (FVSA) para apoiar a gestão das Unidades de Conservação que ficam na fronteira entre o Brasil e a Argentina. Nosso trabalho terá como foco desenvolver novas oportunidades de negócios locais, por meio da valorização da biodiversidade para gerar impactos sociais e ambientais positivos.    

Saiba mais sobre a nossa parceria em prol das Cataratas do Iguaçu

Eleições 2014 
© WWF-Brasil

11. Eleições 2014 e os compromissos com o futuro do País

Com o objetivo de aperfeiçoar o debate eleitoral realizado este ano, no final de agosto lançamos um documento que trazia propostas para colocar a sustentabilidade no centro da agenda política brasileira. O documento, intitulado “Propostas do WWF-Brasil: compromissos com o futuro do País – Água, Alimentos, Energia e Florestas para sempre”, foi entregue aos comitês dos três principais candidatos à presidência e disponibilizado para download gratuito.


Salve o Cerrado 
© WWF-Brasil

12. “Salve o Cerrado!”

Para marcar o Dia Nacional do Cerrado, celebrado em 11 de setembro, promovemos a campanha “Salve o Cerrado!”. Lançamos vídeos sobre a região, realizamos plantio de mudas nativas em Brasília (DF) e apoiamos a exposição “Cerrado, uma janela para o planeta”. Nossa proposta foi alertar para a necessidade de conservar o segundo maior ecossistema do Brasil. 

Veja os vídeos da campanha “Salve o Cerrado!”

Relatório Planeta Vivo 2014 
© WWF
13. Relatório Planeta Vivo

Em setembro, a Rede WWF lançou a mais recente edição do Relatório Planeta Vivo (ou “Living Planet Report”, no original em inglês), um documento que mostra o ‘estado de saúde’ de nosso planeta. Segundo a publicação, de 1970 até hoje a biodiversidade existente no mundo diminuiu em 52%, demonstrando que metade da vida no planeta foi extinta nos últimos quarenta anos. O documento mostra as causas desse declínio e o que pode ser feito para reverter este cenário.

Confira aqui o sumário executivo do Relatório Planeta Vivo 2014:

Fonte: WWF-Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...