Japão começa uma nova temporada da controversa pesca de golfinhos

(Foto: Wikimedia Commons)

16/09/2014

Período de caça aos animais acontece todos os anos

Os pescadores da cidade japonesa de Taiji iniciaram nesta terça-feira a temporada 2014-2015 de caça de golfinhos, uma controversa prática que todo ano recebe críticas de ONG ambientais e de outras vozes da comunidade internacional.

Uma dúzia de embarcações pesqueiras da cooperativa de pescadores desta cidade de Wakayama (oeste do Japão) mataram hoje os primeiros espécimes da temporada após persegui-los durante horas, segundo informou a ONG de proteção ambiental Sea Shepherd.

A maioria destes cetáceos são mortos por arpões e destinados ao consumo humano, principalmente no mercado japonês, enquanto uma pequena parte é capturada viva e vendida a zoológicos e aquários de todo o mundo.

Taiji é considerada o berço da pesca de cetáceos no Japão, e há décadas pratica a caça de golfinhos entre setembro e março.

A cada ano, a campanha de pesca é supervisionada pela polícia litorânea local para evitar conflitos entre os pescadores e os ativistas da Sea Shepherd e outras organizações que tentam frear esta prática. Na campanha de pesca 2013-2014 mais de 800 golfinhos foram mortos e outros 164 capturados vivos, segundo dados desta ONG.

Os golfinhos e pequenos cetáceos em Taiji são pescados por meio de um método tradicional pelo qual várias embarcações criam um muro de som que empurra os espécimes à baía na qual são atingidos por arpões.

Esta prática ganhou notoriedade em nível internacional ao ser retratada no filme americano "The Cove", ganhador em 2009 do Oscar de melhor documentário. Desde então se intensificaram as críticas por sua crueldade.


Em abril deste ano, ao término da anterior temporada de pesca, a cooperativa de pescadores locais recebeu uma inundação de protestos depois que a embaixadora dos EUA no Japão qualificou de "desumana" esta tradição em seu conta no Twitter e lembrou que Washington não apoia esta prática.

As autoridades locais e o próprio governo do Japão reagiram a estas e outras críticas da comunidade internacional defendendo a caça de golfinhos por seu valor tradicional e como parte da cultura gastronômica japonesa.

Fonte: Galileu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...