União Europeia dedica 18ME em ajuda ao Haiti

27/11/2013

A União Europeia, através do seu departamento de ajuda humanitária, apresentou, na segunda-feira, em Port-au-Prince a sua estratégia de resposta às necessidades humanitárias do Haiti para 2014, a qual inclui um orçamento provisório de 18 milhões de euros.

A apresentação foi realizada na presença das agências das Nações Unidas, organizações não-governamentais e a Cruz Vermelha e o gabinete de Proteção Civil do Haiti.

A União Europeia estabeleceu que o montante do orçamento disponibilizado seria destinado a aspetos de desenvolvimento do país, explicou Raphaël Brigandi, encarregado dos assuntos políticos do bloco europeu no Haiti.

Entre as prioridades europeias está a proteção dos deslocados pelo terramoto de 12 de janeiro de 2010, a luta contra a cólera, prevenção de desastres, combate à desnutrição e o fortalecimento da segurança alimentar.

Dados disponibilizados pela União Europeia na apresentação do programa indicam que mais de 170.000 pessoas estão ainda deslocadas e vivem em acampamentos em condições bastante precárias.

Já o número de casos de cólera detetados subiu para 50.000 só este ano, enquanto a insegurança alimentar também se mantém como preocupação com cerca de três milhões de haitianos desnutridos, incluindo 600.000 casos mais graves.

O Haiti continua também particularmente vulnerável a desastres naturais e cerca de 600.000 pessoas podem ser deslocadas devido a fenómenos atmosféricos mais severos ou inundações.

Fonte: RTP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...