USINA DA PROHAB É SELECIONADA COMO EXEMPLO DE PRÁTICA SUSTENTÁVEL


30/03/2012

A Usina de Reciclagem de Resíduos da Prohab (Progresso e Habitação de São Carlos) foi selecionada como prática exitosa em políticas públicas de 30 municípios brasileiros. A seleção aconteceu na quarta-feira (28), durante o “I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria”, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Sebrae e Governo Federal.

No total, foram inscritas 40 práticas. As experiências selecionadas fazem parte de uma publicação preparada pelo Instituto Pólis. 

Para a escolha das experiências inscritas foram considerados aspectos como a pertinência da boa prática inscrita e a possibilidade de replicação por outros municípios. O diretor presidente da Prohab, Marcos Martinelli, acompanhou o processo de seleção, que aconteceu em Brasília. “Esse reconhecimento é prova que São Carlos está no caminho certo para a aplicação de práticas sustentáveis”, confirmou Martinelli.

Esse é o segundo prêmio de reconhecimento da atuação da Usina da Prohab em poucos meses. Em fevereiro, o prefeito Oswaldo Barba recebeu uma placa de reconhecimento em função do prêmio “Caixa de Melhores Práticas em Gestão Local”, concedida pela Caixa Econômica Federal, referente ao biênio 2011/2012. O prêmio reconhece a Usina e a Fábrica da Prohab como importantes instrumentos no gerenciamento e destinação dos resíduos produzidos na construção civil.

A Usina – São Carlos gera entre 300 a 500 toneladas/dia de resíduos de construção e demolição. Os resíduos são transportados para o Aterro de Resíduos da Construção Civil e para a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, mantida pela Prohab, que processa 160 toneladas por dia do material recebido. A capacidade diária de produção da Fábrica de Artefatos de Cimento (FAC) é de 3.000 blocos, o que corresponde a construção de 2 casas populares por dia, além de bloquetes, bancos de praças, entre outros produtos. Além disso, 14 detentos da Penitenciária de Itirapina trabalham no local, em troco de salário mínimo e remissão da pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...