MPF-RJ denuncia Chevron por crime ambiental


O vazamento identificado no ano passado rendeu denúncias à Chevron / ANP/AFP
23/03/2012

Denúncia também foi feita a 17 pessoas por crime ambiental e dano ao patrimônio público após vazamento do ano passado

Da Redação, com AFP
noticias@band.com.br

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro denunciou nesta quarta-feira à justiça a companhia petroleira americana Chevron e 17 executivos por "crime ambiental", após um vazamento de petróleo ocorrido em novembro em águas do país.

"O Ministério Público Federal denunciou as empresas Chevron, Transocean e 17 pessoas por crime ambiental e dano ao patrimônio público em virtude do vazamento" ocorrido em novembro de 2011, informou o órgão em um comunicado, no qual indica que as penas podem somar 31 anos de prisão.

Veja também
Acaba prazo para Chevron explicar acidentes
Veja imagens do novo vazamento de petróleo

Outro vazamento 

A empresa anunciou, na última semana, mais uma fonte de vazamento no Campo de Frade (Bacia de Campos). A mancha de óleo foi descoberta durante o trabalho de monitoramento que técnicos da empresa fazem regularmente no campo petrolífero.

A Chevron assegura que comunicou o fato aos órgãos responsáveis. De acordo com a petrolífera, foram instalados imediatamente dispositivos de contenção para coletar as gotas de óleo que estão vazando do poço. Segundo a nota, essas gotas são pouco frequentes e as causas do vazamento já estão sendo apuradas por técnicos da companhia.

Autuação

A empresa foi autuada novamente pela ANP “por não atender notificação da agência para apresentar as salvaguardas solicitadas para evitar novas exsudações [vazamentos] na área”, segundo nota divulgada pelo órgão regulador.

Técnicos da ANP estiveram no Centro de Comando de Crise da Chevron e determinaram a instalação de um coletor no novo ponto de vazamento identificado pela empresa. A agência prossegue acompanhando o primeiro vazamento desde o dia do incidente, 7 de novembro.

Os técnicos da agência avaliam que o vazamento detectado agora seja proveniente de fissuras no fundo do mar e não do poço da Chevron, que foi lacrado pela companhia. 

Fonte: Band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...