Cine EBX nas Escolas debate conscientização ambiental por meio da capacitação de professores e exibição de filme

Além de incentivar 4.600 alunos de escolas municipais do 4º ao 7º ano a produzirem curtas-metragens sobre a importância de preservar o meio ambiente, o projeto “Cine EBX nas Escolas”, do Grupo EBX, trabalha temas relacionados à conscientização ambiental por meio de exibições de filmes temáticos e capacitação de professores.

Enquanto cerca de 20 estudantes de cada um dos cinco colégios participantes do projeto terão oficinas práticas e teóricas sobre como fazer cinema, professores receberão material didático com orientações para trabalhar o tema de forma contínua em sala de aula. As apostilas sugerem diferentes tipos de atividades educativas com base nos filmes brasileiros “Tainá 2 – A aventura continua” e “A casa verde”, que serão exibidos em sessões fechadas para os alunos. Mais do que assimilar características da linguagem cinematográfica, o objetivo da capacitação é estimular que professores do ensino fundamental trabalhem temas como pluralidade cultural, ética e meio ambiente por meio de atividades pedagógicas, jogos e brincadeiras.

Ao final das oficinas, que têm carga de aproximadamente 15 horas e duração de uma semana, os alunos produzirão um curta-metragem que será exibido em dez sessões de cinema nas próprias unidades onde estudam. Todas as turmas da escola participarão do evento. Uma comissão vai avaliar o material e escolher os vencedores em diversas categorias, como melhor filme e melhor roteiro. Além de os primeiros lugares ganharem um troféu, a escola do grupo vencedor na categoria "melhor filme" receberá um laptop com programa para edição de filmes. Todos os colégios participantes também serão presenteados com uma câmera filmadora.

Lagoa Limpa

O “Cine EBX nas Escolas” faz parte do projeto Lagoa Limpa que, idealizado pelo Grupo EBX, foi iniciado em setembro de 2008 com o objetivo de colaborar com os órgãos responsáveis na recuperação ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas. O projeto é executado em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A gestão ambiental da Lagoa é, atualmente, de responsabilidade da Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro (Rio-Águas). A Cedae responde pela questão do saneamento do entorno da Lagoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...