Estudantes haitianos chegam ao Brasil para intercâmbio na Unicamp

Ao todo são 40 alunos que vão estudar com bolsas do governo brasileiro.
Programa prevê um ano e meio de estudos para capacitação acadêmica.

10/08/2011
Do G1, em São Paulo

A Universidade de Campinas (Unicamp) recebeu nesta terça (9) e quarta-feira (10) um grupo de 40 estudantes universitários do Haiti. Eles vão fazer um programa de intercâmbio de um ano e meio de duração como capacitação para a formação de recursos humanos e a reconstrução de instituições de ensino superior haitianas. Um terremoto devastou o país em janeiro de 2010 deixando milhares de mortos.

O intercâmbio faz parte de um programa de ajuda emergencial em educação superior ao Haiti feito a partir de um convênio da Capes/Ministério da Educação com o Ministério das Relações Exteriores. O programa prevê bolsas de estudo de R$ 750 mensais para os estudantes haitianos. Eles fazem um curso de português para estrangeiros até o final do ano.

Em 2012, os haitianos vão ter aulas em seus respectivos cursos, como pedagogia, ciências sociais, licenciatura em matemática e licenciatura integrada em física e química. Também está previsto um curso sobre cultura brasileira. Os haitianos vão ficar alojados em repúblicas estudantis na região de Campinas.

O programa do governo brasileiro prevê ainda o intercâmbio de estudantes do Haiti na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...