Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho de 2011

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon

Quase 20 anos depois da Cúpula da Terra de 1992 o mundo está mais uma vez a caminho do Rio – lugar da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, em junho de 2012. Houve mudanças nas últimas décadas, geopolítica e ambientalmente. Centenas de milhares de pessoas na Ásia e na América Latina – e, cada vez mais, na África – saíram da pobreza. No entanto, as mudanças profundas e irreversíveis das capacidades do planeta de sustentar nosso progresso são cada vez mais evidentes.
O rápido crescimento econômico veio com custos que raramente são mencionados na contabilidade nacional. Eles vão desde poluição da água e da atmosfera à degradação do setor da pesca e das florestas, tudo que causa impacto na prosperidade e no bem-estar humano. O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente este ano, “Florestas: a Natureza a seu Serviço”, enfatiza o valor multimilionário deste e de outros ecossistemas para a sociedade – especialmente das sociedades mais pobres.
Apesar do aumento da conscientização sobre os perigos do declínio ambiental – incluindo as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade e a desertificação –, o progresso desde a Cúpula da Terra tem sido muito lento. Não iremos construir um mundo mais justo e equitativo se não dermos o mesmo peso aos três pilares do desenvolvimento sustentável: social, econômico e ambiental. Para reduzir a pobreza de maneira sustentável, garantir segurança alimentar e de nutrição, e oferecer empregos decentes para as crescentes populações, devemos fazer um uso mais inteligente de nosso capital natural.
Índia, a anfitriã global do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2011, está entre o crescente número de países que têm trabalhado para atender às pressões das mudanças ecológicas. Também está ajudando a criar uma avaliação melhor dos valores econômicos dos serviços baseados na natureza, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e do Banco Mundial. A Lei de Emprego Rural da Índia e o incentivo do país nas energias renováveis são exemplos importantes de como dimensionar o crescimento verde e acelerar a transição para uma economia verde.
Nenhum dia pode transformar isoladamente o desenvolvimento num caminho sustentável. Mas a caminho da Rio+20, este Dia Mundial do Meio Ambiente pode enviar uma forte mensagem de que aqueles que possuem influência no governo e no setor privado podem – e devem – tomar as medidas necessárias para completar a promessa da Cúpula da Terra. O público global está atento, e não espera nada menos do que isso.
Imprimir
Compartilhe

Um comentário:

  1. A Finlândia é um país pequeno, onde eu moro, e temos uma grande quantidade de florestas e áreas protegidas .. é uma coisa boa, porque a SPA não faz nada. clima e exploração de seres humanos é manter o equilíbrio em tudo .. boa sorte para a nova tarefa, ligue precisava ter tantos problemas .. pessoa egoísta não entende o que está fazendo quando você se comporta como o cérebro não foi de todo ..

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...