Haiti em segundo turno de eleições presidenciais e legislativas


Porto Príncipe, 20 mar (Prensa Latina) Os haitianos realizarão hoje o segundo turno das eleições presidenciais e legislativas para definir a nova administração que dirigirá os destinos deste empobrecido país caribenho.

Cerca de quatro milhões de pessoas estão convocadas a votar hoje entre os reiterados chamados à tranquilidade e à transparência por parte das instâncias governamentais e de observadores internacionais.

Para garantir um processo sem irregularidades, o Conselho Eleitoral Provisório (CEP) instalou mil 500 centros de votação no território nacional nos quais estarão ao redor de 33 mil membros de mesas.

Além disso, quatro mil supervisores colaborarão durante o processo de votação, que será observado por ao menos 200 representantes da Comunidade do Caribe (Caricom) e a Organização de Estados Americanos (OEA).

A segurança das eleições estará garantida por uns nove mil policiais haitianos e centenas de cascos azuis da Missão das Nações Unidas para Estabilizar Haiti (Minustah).

Mirlande Manigat, ex-senadora e esposa do ex-presidente haitiano Leslie Francois Manigat, e Michel Martelly, cantor de música popular, serão os candidatos.

Os programas políticos de ambos se concentraram em promessas de acelerar a reconstrução do país, devastado parcialmente por um terremoto em janeiro de 2010, que deixou 316 mil mortos e deslocou 1,5 milhões de pessoas.

Suas plataformas também se centram em buscar mecanismos para eliminar uma epidemia de cólera que deixou mais de quatro mil 700 mortos desde outubro passado e em programas para melhorar a educação e a saúde.

A campanha eleitoral para o segundo turno começou no último 17 de fevereiro e acabou na quinta-feira passado, segundo o estabelecido nos regulamentos de CEP.

De acordo com previsões da instância eleitoral, os resultados preliminares serão informados no próximo 31 de março e os definitivos em 16 de abril.
Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...