Haiti: avança contagem de votos e denunciam irregularidades

Foto: Hector Retamal/ AFP




Porto Príncipe, 29 mar (Prensa Latina) A dois dias de conhecer-se o resultado preliminar das eleições haitianas, o recontagem de votos supera hoje a metade do total dos boletos, enquanto aparecem evidências de irregularidades.


Segundo relatórios oficiais, o Centro de Tabulação de Resultados (CTR) processou até esta terça-feira mais de quatro mil 427 atas eleitorais, 55 por cento de total.


O Centro Eleitoral Provisório (CEP) indicou que depois da contabilização, mais de 18,7 por cento delas passou a quarentena, depois de se constatar fraudes e outras anomalias.


Essa entidade informou que entre os principais problemas detectados está a ilegibilidade de boletos e a detecção de uns números de votantes superiores ao dos inscritos inicialmente em alguns centros de votações.


Observadores locais denunciaram a véspera que um grupo notável de atas, cerca de cinco por cento do total, não chegaram ainda ao CTR, nove dias após se realizar as eleições.


Supervisores internacionais, por sua vez, asseguram que as alterações registradas não influirão no anúncio dos resultados.


O CEP ressaltou que manterá na próxima quinta-feira como data para dar a conhecer os contagens preliminares e 16 de abril para os definitivos, pois os votos analisados não permitem determinar ainda as tendências sobre quem será o novo presidente.


No passado 20 de março Haiti viveu a segunda rodada de eleições gerais para escolher sete senadores, 79 deputados e ao novo dignatário da nação, depois da anulação das eleições de novembro de 2010 por denúncias de fraude e pressões de organismos internacionais.


ocs/con/bj


Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...