BLOG ACTION DAY 2010: WATER



Hoje é o dia da ação global

O Blog Action Day é um evento anual que reúne blogueiros do mundo na postagem sobre o mesmo assunto no mesmo dia. O objetivo é sensibilizar e desencadear uma discussão global em torno de uma questão importante que afeta a todos nós.

Tema: Água

O problema da escassez de água potável

Quase 1 bilhão de pessoas carecem de acesso à água potável, o que provoca uma litania de lutas, doenças e até morte.

40 bilhões de Horas: as mulheres africanas andam mais de 40 bilhões de horas por ano como cisternas carregando peso até 18 kg para coletar água, que normalmente não é ainda segura para beber.

38.000 crianças por semana: toda semana, cerca de 38.000 crianças menores de 5 anos de idade morrem de água imprópria para consumo e a falta de higiene das condições de vida.

Guerras pela água: muitos estudiosos atribuem o conflito em Darfur, pelo menos em parte à falta de acesso à água. Um relatório encomendado pela ONU constatou que no século 21, a escassez de água se tornará uma das principais causas de conflitos na África.

Um Direito Humano: em Julho, para abordar a crise da água, as Nações Unidas declarou o acesso à água potável e saneamento um direito humano. Mas estamos longe de implementar soluções para garantir o acesso básico à água potável.

Água excesso de consumo nos países industrializados

Enquanto o mundo em desenvolvimento enfrenta uma crise de água, os países industrializados consomem muito mais do que seu quinhão.

Alimentos: é preciso 24 litros de água para produzir um hambúrguer. Isso significa que ele consumiria 19,9 bilhões de litros de água para fazer apenas um hambúrguer para cada pessoa na Europa.

Tecnologia: o iPhone novinho em folha no bolso necessita de meio litro de água para carregar. Isso pode não parecer muito, mas com mais de 80 milhões de iPhones ativos no mundo, que é 40 milhões de litros de cobrar esses sozinho.

Fashion: camiseta de algodão que você está vestindo agora teve 1.514 litros de água para produzir, e seu jeans necessário um acréscimo 6.813 litros.

Bottled Water Footprint: EUA, México e China lideram o mundo no consumo de água engarrafada, nos EUA bebiam uma média de 200 garrafas de água por pessoa ao ano. Mais de 17 milhões de barris de petróleo são necessários para fabricar as garrafas de água, 86 por cento dos quais nunca serão reciclados.

Água e meio ambiente

A desconsideração dos recursos hídricos nos países industrializados causa mais impacto do que os seres humanos - faz com a devastação ambiental.

Resíduos de Excedentes: todos os dias, 2 milhões de toneladas de dejetos humanos são eliminados nas fontes de água. Isto não só afeta negativamente o ambiente, mas também prejudica a saúde das comunidades vizinhas.

Poluídas Oceanos: mortes e doenças causadas pela contaminação das águas costeiras custam à economia global 12,8 bilhões dólares por ano.

Inabitável Rios: hoje, 40% dos rios da América e 46% dos lagos da América estão muito poluídos para a pesca, natação, ou a vida aquática.

Soluções da água

A boa notícia é que existem grandes organizações trabalhando em soluções e novas ferramentas que permitem que as pessoas façam a sua parte para resolver a crise da água.

Construindo Wells: organizações como Water.org e caridades estão levando água potável para as comunidades no mundo em desenvolvimento.

Tecnologia: você quer medir a quantidade de água que levou para fazer suas comidas favoritas? Há um aplicativo para isso.

Conservação Começa em Casa: a pessoa usa em média 465 litros de água por dia. Saiba o quanto você usa.

Mantendo Limpeza dos Rios: todos nós podemos dar pequenos passos para ajudar a manter a poluição de nossos rios e córregos, como corretamente eliminação de resíduos domésticos.

Largue a garrafa: comunidades em todo o mundo estão tomando medidas para reduzir o desperdício de garrafa de água engarrafada.

Fonte: E-mail recebido do Blog Action Day 2010, em inglês e traduzido pelo Natureza e Paz

Um comentário:

  1. Oi,
    Vim conhecer seu espaço e ler seu texto sobre esse tema. Realmente o mundo moderno está cada vez mais dependente da água e cada vez mais carente dela. Isso tem de mudar e urgente. Também estou participando e terei o maior prazer em receber você por lá.
    Abraço,
    Roseli

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...