Turismo no Sul: Estação Ecológica do Taim

No litoral sul (do Rio Grande do Sul) encontramos o Banhado do Taim, que possui uma estação ecológica, criada pelo Ibama em 1986, e é considerado um dos mais ricos ecossistemas do País.
(MAGNOLI, D. e outros. Cenário Gaúcho, representações históricas e geográficas. São Paulo: Moderna, 2001, p. 84.)

Situada no Estado do Rio Grande do Sul, compreendendo partes dos municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande, entre a Lagoa Mirim e o Oceano Atlântico, próximo do Arroio Chuí, na fronteira do Uruguai, encontramos a Estação Ecológica do Taim, com uma área de 32.038ha. Um dos principais motivos que levaram à criação da Estação Ecológica do Taim em 21.7.86, pelo decreto n2 92.963, foi o fato de esta área ser um dos locais por onde passam várias espécies de animais migratórios vindos da Patagônia. A simples utilização da estação como área de descanso, de crescimento ou nidificação torna-a ainda mais importante pois para as espécies migratórias a destruição de uma área na rota de migração pode colocá-las em risco de extinção.

Na parte norte da estação, há uma pequena floresta com área de 10 ha, que constitui uma verdadeira preciosidade ecológica. As árvores dominantes são a figueira nativa (Ficus organensis) e a corticeira (Erythrina sp) das quais pendem barbas-de-velho que causam efeito decorativo. Nas árvores há também lindas orquídeas, sendo a principal a Cattleya intermédia. No banhado, que constitui a maior parte da Estação domina o junco (Sairpus ca/ifornicus). Estão presentes, também, plantas que bóiam nas águas como o aguapé (Eichornia crasnpes) e a Pistia stratiotes, a erva-de-santa-luzia, além de gramíneas diversas. Dentre estas foram assinaladas a Paspalum e a Spartina de porte elevado, que ocupa grandes áreas do banhado. Muitas delas oferecem refúgio para diversas espécies de aves e mamíferos. A Estação Ecológica do Taim tem uma variadíssima fauna. O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman /atirostris) está incluído nas listas nacionais e internacionais dos animais ameaçados de extinção. A principal ave é o cisne-de-pescoço-preto (Cygnus melancoryphus), o único cisne verdadeiro do continente sul-americano e um dos mais bonitos do mundo, constituindo a grande estrela da avifauna do Taim. Outras espécies também ameaçadas de extinção são o coscoroba (Coscoroba coscoroba), os Dendrocygna (iererês e outros), o marrecão da Patagônia (Neta peposaca), os socós (Trigrisonia spp), o tachã (Chauna torquata), a garça-branca-grande (Casmerodis a/bus) e muitos outros. Entre os mamíferos estão presentes a nutria ou ratão-do-banhado (Myocastor coypus) que sofreu uma perseguição intensa devido ao valor da sua pele, o tuco-tuco (Atenomys flamarioni), a capivara (Hydrochoereus hydrochoereus). O cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) foi encontrado no Taim, porém no início do século foi extinto devido a ações predatórias do homem.

Por ser o banhado um dos últimos remanescentes desse tipo de ecossistemas, a Estação Ecológica do Taim tem valor especial para estudos ecológicos. A Estação conta com toda uma infra-estrutura para o desenvolvimento de pesquisas. Não é permitida a visitação pública com o objetivo de lazer, porém para atividades de Educação Ambiental é estimulada e/ou promovida.

Como chegar:
saindo de POA:
BR290 até entroncamento com BR116 para Guaíba
BR116 até entroncamento com BR392 para Pelotas
BR392 até entroncamento com BR471 para Chuí
BR471 aproximadamente 60km após o entroncamento com a BR473 na localidade de Sarandi

de ônibus:
Até Pelotas ou Rio Grande. Pegar ônibus da Planalto ou Embaixador para o Chuí. Descer na parada da Estação Taim.
Observações:

Os ônibus passam na Estação às 8h30min, 11h e 14h30min. Para voltar para Pelotas ou Rio Grande os horários da Estação são: 8h30min, 9h30min, 11h30min, 15h30min e 18h30min.
Outros acessos:
BR471 - liga Quinta ao Taim BR471 - liga Santa Vitória do Palmar ao Taim

Visitação:
de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h. Somente para pesquisas, fazendo-se necessário ligar antes e verificar horários. Visitas particulares podem ser feitas na Sede Administrativa, que possui museu e vídeo. Fora da Estação existem 4 trilhas, que devem ser agendadas. Para visitas sábados e domingos, ligar para agendar com monitores.
Contato:
(53) 3503.3151 - BR 471, km 492, CEP: 96221-000, Rio Grande – RS

Endereço para correspondência:
ICMBIO
Estação Ecológica do Taim
Caixa Postal 30
96200-970
Rio Grande- RS

E-mail: esec-taim.rs@icmbio.gov.br
Fone: (53) 3503-3151

Livro recomendado

Fotos: Renato Grimm e Eduardo Tavares
Texto: Iria Pedrazzi
Dimensões: 21 x 28 cm, capa em couchê 240 gr; plastificada, miolo com 48 páginas em couchê 150 gr e ilustrado, com 31 belas fotografias coloridas.
Livro Bilíngüe (português e inglês)
Impressão dezembro 1997

Reportagens especiais com ilustrações

Decreto de criação da Estação Ecológica do Taim

Fontes: Secretaria do Turismo do RS - Ibama - bemtevibrasil

7 comentários:

  1. Olá,

    Você já viu a nova edição da revista página22?

    http://pagina22.com.br/index.php/category/revista/43/

    Está muito interessante!!

    abs!

    ResponderExcluir
  2. é um lugar muito bonito, quem tiver oportunidade de conhecer não vai se arrepender

    ResponderExcluir
  3. VEREADORES: Coleta SELETIVA para Todo BRASIL – JÁ ! ! ! ! ! !


    Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

    A Equipe BR do AGUAPÉ, no passado não distante, havia comentado na Internet que a Coleta Seletiva, como foi apresentada no início era MAIS CARA & NÃO–PRÁTICA para a Sociedade Brasileira e a nossa PROPOSTA era de realizar uma Coleta SELETIVA SIMPLIFICADA, onde deveriam separar apenas LIXOS SECO do LIXOS MOLHADO/ÚMIDO, certo que dessa FORMA a Sociedade Brasileira evitaria um Grande ERRO, o ESTRAGO / APODRECIMENTO dos LIXOS SECO que poderiam ser RECICLADOS.

    Os LIXOS MOLHADO/ÚMIDO rapidamente tendem a entrar em DECOMPOSIÇÃO, tornando–se INADEQUADOS para a sua RECICLAGEM ou RE–UTILIZAÇÃO – nas condições de LIXOS MOLHADO/ÚMIDO só poderá ser destinado para Produção de Bio–Gás & Bio–Fertilizantes.

    Os LIXOS MOLHADO/ÚMIDO pode, também, transferir a sua UMIDADE aos Materiais SECOS, tornando–os, também, INADEQUADOS para a sua RECICLAGEM ou RE–UTILIZAÇÃO, pois, também, tenderá a entrar em DECOMPOSIÇÃO.

    Com o nosso MODELO SIMPLIFICADO os CATADORES poderiam oportunamente realizar uma Adequada Separação dos Materiais RECICLÁVEIS, em Locais Mais ADEQUADOS, sem ter que fazer Esforços Sobre–Humanos e ter outras Condições BÁSICAS necessárias (Banheiros & Lanches, entre outros) – a IDÉIA nos parece que foi Compreendida / Acatada no DF e provavelmente em Outras Localidades.

    IMPORTANTE: a maioria dos Cidadãos Brasileiros daria por concluída a Luta NOBRE, mas a Equipe BR do AGUAPÉ diria que há muito mais o que fazer, pois o Grande OBJETIVO é de se conseguir que todos Municípios Brasileiros adotem o MODELO SIMPLIFICADO, visando tornar o BRASIL um EXEMPLO para todos os PAÍSES, certo que estamos dando Contribuições SÁBIAS para a DESPOLUIÇÃO do Planeta TERRA e tornando mais DIGNA a VIDA dos CATADORES – toda Sociedade Brasileira pode / deve apenas Empenhar Esforços na DIVULGAÇÃO da nossa MENSAGEM / COMENTÁRIOS.

    OBSERVAÇÃO: a Equipe BR do AGUAPÉ mais uma vez ALERTA – dentre as Muitas Outras possíveis Aplicações do AGUAPÉ a Produção Agropecuária ORGÂNICA provavelmente será a Mais IMPORTANTE para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL, pois vamos proporcionar muito mais SAÚDE à Sociedade Brasileira e uma CADEIA dos seus EFEITOS POSITIVOS, tornando–a Muito Mais EFICIENTE & ÉTICA em TODAS as Atividades Humanas, como: 1) Melhorias no Desempenho nas ESCOLAS, acompanhado de Aumento de AUTO–DIDATAS & Formação ÉTICA de PROFISSIONAIS DIVERSOS, POLÍTICOS, PESQUISADORES, Autoridades Brasileiras, 2) Maior Participação nas inúmeras Lutas NOBRES, 3) Ampla Prática da CIDADANIA, 4) ETC.

    NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) - apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradecerão nesse Momento ESPECIAL.


    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !


    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) - Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

    ResponderExcluir
  4. ficou muito bom o que voc~e escreveu

    ResponderExcluir
  5. Foi eu e minha espoza Andreia Ap.Savani Cano,uma viagem cansativa saindo de SP,mas com tudo isso,valeu muito apena pois o parque e maravilhoso

    ResponderExcluir
  6. Sou Monitor da ESEC Taim e organizamos sua visita. Mauricio Machado, fone 53-999.745.077.

    ResponderExcluir
  7. NASCI NO TAIM,AMO O TAIM,FIZ MEU TCC SOBRE O TAIM.TUDO QUE FOR POSSÍVEL PARA DIVULGAR O NOME E CONSERVAÇÃO ,DESSA ZONA ECOLÓGICA,QUE É O PULMÃO DO BRASIL TALVEZ DO MUNDO FAREI.QUE O TAIM SEJA MAIS OBSERVADO E CUIDADO.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...