Palestras no Rio Grande do Sul debatem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU

Nascer do sol no Recanto Maestro

Uma programação de palestras destinadas a divulgar e debater os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), marcará o mês de maio em Porto Alegre e também na instituição de ensino superior gaúcha Antonio Meneghetti Faculdade, localizada no município de São João do Polêsine (RS). Todos os finais de semana, a Antonio Meneghetti Faculdade apóia esse evento promovido pela Associação Brasileira de Ontopsicologia que convida um empresário ou pesquisador para falar sobre os Objetivos do Milênio e também sugerir ações práticas que possam contribuir com esses. No sábado, o convidado profere palestra na sede da instituição e, aos domingos, em Porto Alegre.

Na primeira edição dos encontros, dias 01 e 02 de maio, o convidado é o Presidente da empresa gaúcha de agronegócio Agropecuária Foletto, Ari Foletto. Ele abordará o primeiro ODM, que diz respeito a “erradicar a extrema pobreza e a fome”. Logo após a palestra do empresário, será exibido o vídeo de uma conferência proferida pelo presidente do Concelho Científico da Antonio Meneghetti Faculdade, Antonio Meneghetti. Acadêmico graduado com doutorados nos campos da Filosofia, Sociologia e Teologia, o professor italiano proporá formas com que a sociedade pode apoiar a luta contra a erradicação da fome e da pobreza.

O ciclo de palestras visa a divulgação dos ODMs e, assim, o incentivo para que se desenvolvam ações relacionadas a essas metas em meio a comunidade das regiões que sediam os encontros. Procura-se contribuir também com os esforços do Governo Federal em prol dos ODM, tendo em vista que o Brasil é um dos 191 países que assinaram a Declaração do Milênio, em 2000, se comprometendo a cumprir, até 2015, as metas referentes a cada Objetivo do Milênio.

A Antonio Meneghetti Faculdade tem sua história ligada a dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Ela foi criada no Centro de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, projeto que foi reconhecido pela ONU, em 2007, como uma iniciativa que contribui para os ODM. Pela importância econômica que adquiriu para o município em que está localizado, sediando empresas, hotéis e centros de ensino, o Recanto Maestro foi também elevado a condição de distrito municipal. O reconhecimento pela ONU se deu em Genebra, na Suíça, durante a primeira edição do Encontro Ministerial Anual (Annual Ministerial Review, AMR), que é uma reunião de debates entre representantes das nações membro das Nações Unidas sobre o alcance dos Objetivos do Milênio. Dentre as 32 ONG's escolhidas para apresentarem seus projetos, estiveram presentes duas iniciativas brasileiras: uma da Legião da Boa Vontade (LBV) e outra a do Recanto Maestro, que nasceu de uma iniciativa da Associação Brasileira de Ontopsicologia.

As inscrições podem ser feitas no local, com um investimento de R$ 70,00 para a comunidade e de R$ 30,00 para estudantes e professores. Mais informações, pelo fone (55) 3289-1140 e (55) 9902-1138 ou pelo e-mail secretaria@ontopsicologia.org.br.
Saiba mais sobre o evento

O segundo encontro programado no ciclo de palestras abordará, no dia 08 de maio, o ODM 3 (igualdade entre sexos e valorização da mulher), o 4 (reduzir a mortalidade infantil), e o 5 (melhorar a saúde das gestantes), por meio de palestra com a empresária e pedagoga da Antonio Meneghetti Faculdade, Maria Alice Schuch.

No dia 22 de maio, é a vez do ex-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul hoje Vice-Presidente de Finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Ademar da Silva Junior, trazer o Objetivo 1, de Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome, para o cenário nacional da agricultura e pecuária.

O objetivo número 6, que fala em combater a AIDS, a malária e outras doenças, será abordado sob o ponto de vista da educação sexual para jovens no dia 29 de maio, com a psicóloga e consultora empresarial, Josiane Barbieri.

Oito objetivos para melhorar o mundo

Os ODM foram lançados em 2000, pela ONU, durante a Cúpula das Nações Unidas, em Nova York (EUA). No início de abril deste ano, a Secretaria da Presidência da República lançou o quarto Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM, que visa expor, para a ONU e para a sociedade, as ações públicas realizadas, até agora, em prol dos objetivos. Para conhecer o relatório, pode-se acessar o site do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada): http://www.ipea.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...