Lançada a Campanha "Os Exterminadores do Futuro"

“De olho na corrida eleitoral, a ONG SOS Mata Atlântica lançou a campanha 'Os Exterminadores do Futuro' para apontar os políticos inimigos do meio ambiente. A investida irritou os ruralistas, que reagiram imediatamente”

Renata Camargo*
11/03/2010

Os ambientalistas abriram fogo contra a bancada ruralista. De olho na corrida eleitoral, a ONG SOS Mata Atlântica lançou ontem (10) a campanha “Os Exterminadores do Futuro”. Baseados na série de filmes com o hoje governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, os ecologistas vão escolher quem são os políticos inimigos do meio ambiente e divulgar, às vésperas das eleições, uma lista com nomes de deputados, senadores e governantes que “não respeitam a legislação ambiental e o patrimônio natural do país”. A investida – que promete não ser a única neste ano eleitoral – irritou profundamente parlamentares ruralistas, que reagiram imediatamente.

A campanha, pelo que sinalizam seus organizadores, tem dois objetivos: forçar os parlamentares a mudarem seus posicionamentos nas votações do Congresso em relação às alterações na legislação ambiental e influenciar os eleitores a votarem contra os “inimigos do meio ambiente”. O impasse, no entanto, está na denominação de quem são os “exterminadores do futuro” do país. Os ambientalistas apontam a bancada ruralista como o principal deles. A bancada nega ser a protagonista e se diz guiada pela “ciência” para combater interesses dos “exterminadores ambientalistas” que defendem escusos interesses internacionais em relação às florestas brasileiras.

A campanha, de acordo com o diretor de Políticas Públicas da ONG, Mario Mantovani, surgiu em resposta a projetos de lei que, segundo ele, “desfiguram o Código Florestal Brasileiro e desmantelam a legislação ambiental”. Os principais projetos são o PL 6424/05, batizado pelos ambientalistas como PL da Anistia e de relatoria (e co-autoria) do deputado Marcos Montes (DEM-MG), e o PL 5367/09, que institui o Código Ambiental Brasileiro, de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC). Ambos deputados da bancada ruralista.
* Renata Camarago - Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo CDS/UnB. Já atuou como repórter nos jornais Correio Braziliense, CorreioWeb e Jornal do Brasil e como assessora de imprensa na Universidade de Brasília e Embaixada da Venezuela. Trabalha no Congresso em Foco desde 2008.
Fonte: Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...