Dia do Rio

Pôr do Sol - Rio Paraná/Lago de Itaipu
Erico Christmann

Dia 24 de Novembro - Dia do Rio

Através da Lei 11.275 de 21 de dezembro de 1995, foi criado no calendário de eventos do Estado do Paraná o "Dia do Rio", a ser comemorado a cada dia 24 de novembro.
Foi estabelecido que o Poder Público, em conjunto com a coletividaade, promoverá eventos alusivos à data, com a finalidade de fiscalizar a qualidade da água, apresentando e assessorando soluções para a preservação e conservação dos processos ecológicos essenciais à sadia qualidade de vida, em meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Comemorações do Dia do Rio têm início com Caminhada da Natureza
A programação para marcar a passagem do Dia do Rio, data comemorada sempre em 24 de novembro, teve início neste domingo (22), com a realização da Caminhada Internacional da Natureza. O evento aconteceu em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e reuniu cerca de 300 pessoas, que fizeram um percurso de 10 quilômetros no entorno das represas da Sanepar Piraquara I e Piraquara II, para alertar sobre a necessidade de medidas de proteção aos mananciais.

"O objetivo dessa ação e de outras é aproveitar a data e sensibilizar a população sobre a fragilidade dos rios e a importância de se adotar uma cultura conservacionista em defesa da preservação da própria vida no planeta", explica Maria Arlete Rosa, diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar.
MOSTRA - Já a abertura oficial da agenda unificada das atividades do Governo Estadual para a Semana do Rio acontece nesta segunda-feira (23), em Pinhais com a inauguração, às 16 horas, da "Mostra de Boas Práticas".
A exposição, organizada nas dependências do Parque Newton Freire Maia (PNFM), na Estrada da Graciosa – Km-20, vai até o dia 27 em paralelo ao evento "Fera Com Ciência", da Secretaria Estadual de Educação, e proporcionará aos visitantes atividades educativas sobre conservação ambiental, além das apresentações de trabalhos dos estudantes da rede estadual de ensino.
OUTRAS ATIVIDADES - Entre os dias 22 e 29, o Dia do Rio será lembrado com mais de 100 ações em todas as regiões do Paraná dentro da agenda unificada do Governo Estadual, coordenada pela Sanepar e com atuação conjunta das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Educação, IAP, Suderhsa, Instituto de Terras Cartografia e Geociências (ITCG), Ibama, Copel e prefeituras.

Os destaques dessa programação são o plantio de 13.500 mudas de espécies nativas em 23 bacias hidrográficas paranaenses, distribuídas em 50 municípios, e uma série de debates organizados com diferentes segmentos da sociedade para discutir ações que possam garantir mananciais limpos e com água de boa qualidade para o futuro.

"Será mais uma oportunidade de conscientizar as pessoas sobre os impactos das atividades humanas sobre a natureza e a urgência de conciliar desenvolvimento e preservação", ressalta Maria Arlete.
O Dia do Rio, junto com as demais datas comemorativas relativas ao meio ambiente, foi instituído para chamar a atenção das pessoas para o problema da escassez da água, bem como para a necessidade de proteção dos recursos naturais.
RECOMPOSIÇÃO - Um dos focos da comemoração é incentivar a recomposição e preservação das matas ciliares de todos os rios do Paraná, já que elas estão associadas diretamente à qualidade da água ao evitarem o assoreamento e serem uma barreira natural contra os despejos de agrotóxicos e outros dejetos nos mananciais.
Pela legislação, dependendo da largura de um rio, a área da mata ciliar deve ser constituída entre 30 a 50 metros de largura em ambas margens, enquanto em áreas de represas essa vegetação deve possuir aproximadamente 100 metros além da margem.
O Projeto Caminhada Internacional da Natureza é uma ação de incentivo e promoção do Turismo Rural na Agricultura Familiar coordenada no Paraná pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, em parceria com a ONG Anda Brasil, Secretaria de Estado do Turismo e Prefeituras Municipais.

Fonte: Sanepar

4 comentários:

  1. Acho esses eventos de concientização muito importantes.Como fazer que as coisas melhorem sem educar o povo? Ao menos a geração que vem vindo já nascerá mais conscientizada. Acho que deveria ser materia nas escolas.
    "Será mais uma oportunidade de conscientizar as pessoas sobre os impactos das atividades humanas sobre a natureza e a urgência de conciliar desenvolvimento e preservação", ressalta Maria Arlete.
    Bjs a todos

    ResponderExcluir
  2. Essas iniciativas são muito legais. Lindíssima imagem! abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Em meio a tantas irresponsabilidades diante da natureza, fica um gosto de esperança, pois iniciativas como esta, mostra que existem pessoas empenhadas por melhorar o seu mundo.
    Há alguns anos, mal se ouvia falar em ecologia, ongs, voluntariado...e hoje este cuidado com o planeta, está contagiando!
    Precisamos nos unir divulgar, ajudar a esclarecer.
    Parabéns pelo MARAVILHOSO trabalho!
    Aplausos
    Beijo com carinho
    Bea

    ResponderExcluir
  4. Importantíssimo são essas ações, precisamos de maior divulgação para que a futura geração não destrua como nós fizemos. As vezes penso como seria o RJ na época em que os rios eram grandes e caudalosos, com peixes. Agora são filetes de esgoto..........

    Abs

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...