DIA DA FAUNA


No dia 22 de setembro comemora-se o Dia de Defesa da Fauna.
O que é Fauna?
Fauna é o conjunto das espécies animais. Cada animal é adaptado ao tipo de vegetação, clima e relevo da região onde vive.
O Brasil possui uma fauna muito diversificada. Somos o país da América do Sul com a maior diversidade de aves. Alguns dos animais da fauna brasileira não existem em outra parte do mundo. Mas toda essa diversidade não significa abundância de espécies, principalmente porque o desmatamento das florestas, a poluição das águas, o comércio ilegal de animais e a caça predatória são fatores que vêm exterminando muitos animais e diminuindo a riqueza de nossa fauna.
Um problema grave para a fauna do Brasil: novas espécies estão sendo descobertas e imediatamente consideradas ameaçadas de extinção. O mico-leão-caissara, o bicudinho-do-brejo e a ararinha-azul são exemplos de animais que em breve poderão deixar de existir. Vale lembrar que todas as espécies têm grande importância para os ecossistemas naturais e basta a extinção de uma delas para que graves desequilíbrios ocorram no meio ambiente.
Fonte: IBAMA

6 comentários:

  1. Passar por aqui é bom para os olhos - tanto verde! - e bom para a consciência, reflexões necessárias mesmo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Carlos

    Temos um número mais ou menos exatos de quatas es´pecies já foram extintas????

    ResponderExcluir
  3. Achei ótimo teu bog e muito bonito também! Estou te seguindo. Espero uma visitinha aos meus blogs, tenho um que estou começando sobre NATUREZA te espero lá. A união dos defensores trará mais FORÇA e conscienca do MUNDO!
    PAZ no seu caminho...
    Graça

    ResponderExcluir
  4. Caro Gilson

    Para sua pergunta, encontrei um artigo do Newstin, publicado em 6/6/09, muito interessante.
    "O planeta tem cerca de 17 mil espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção, revelou hoje a UICN (União Mundial para a Conservação da Natureza), através da sua Lista Vermelha. Nos últimos 500 anos já se extinguiram 869 espécies. Actualmente estão ameaçadas de extinção pelo menos 16.928 espécies, incluindo um terço dos anfíbios, mais de um em cada oito espécies de aves e cerca de um quarto dos mamíferos. Por comparação, a Lista Vermelha de 2004 mostrava 784 extinções desde 1500. “Isto permite-nos chegar à conclusão que a vida selvagem está em perigo. A extensão do risco de extinção varia consoante os diferentes grupos de espécies”, escrevem os autores do relatório."
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!

    Parabéns pelo blog! A natureza precisa da nossa união em sua defesa.

    Abraços,

    Iliana Rosa

    ResponderExcluir
  6. a nossa fauna tem que ser protegido e comemorado sempre francaleopardo

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...