Ano do Destino Amazônia 2009


A Amazônia Continental estende-se por mais de sete milhões de quilômetros quadrados em parte dos territórios da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, e tem uma população de aproximadamente 30 milhões de habitantes. O bioma amazônico constitui a maior reserva de diversidade biológica graças a sua extensa variedade de espécies e habitats, e sua bacia hidrográfica drena mais de 20% da água doce do planeta.
Com essas riquezas inigualáveis, a Amazônia representa uma grande atração turística nacional e internacional. Nesse sentido, vem crescendo o interesse pelo “turismo de natureza”, por viagens a locais pouco conhecidos ou inexplorados que permitem aos viajantes cultivar ricas experiências a partir do contato com novas culturas e modos de vida, assim como descobrir ecossistemas e atrações naturais de beleza ímpar.
No entanto, apesar desse imenso potencial turístico, a região atrai um número relativamente pequeno de visitantes. Os destinos mais comuns continuam sendo as praias e os centros urbanos da região. Tudo isso prejudica o investimento e afeta os operadores de turismo e as sinergias entre companhias aéreas e empresas de turismo na região amazônica, dificultando a ação dos Governos locais para impulsionar seu desenvolvimento turístico.
Portanto, faz-se necessário enfrentar os desafios existentes e proporcionar um ambiente favorável para novos investimentos no setor de turismo (ou para potencializar os existentes), mediante a criação de mecanismos ou instrumentos que permitam desenvolver um turismo sustentável na Amazônia. Para tanto, já há um grande interesse por parte do diversos atores da região de desenvolver de forma sustentável os produtos turísticos amazônicos e, assim, atender à crescente demanda e melhorar o nível e a qualidade de vida das comunidades envolvidas que habitam a região, conservando, ao mesmo tempo, os recursos naturais da Amazônia.
Por isso, abordar a questão no nível regional é uma importante oportunidade de incidir de forma mais ampla e profunda. Nesse sentido, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA, vem implementando a Iniciativa “Ano do Destino Amazônia 2009”, parte integrante de seu Programa de Turismo Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...