* Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas


MATER NATURA LANÇA ECOLISTA ONLINE
Como evoluiu o movimento ambientalista brasileiro nos últimos dez anos? Essa pergunta começa a ser respondida com o lançamento da ECOLISTA online, o Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas.
Além de refletir as mudanças pela qual as organizações ambientalistas passaram nos últimos dez anos, a nova edição da ECOLISTA traz uma novidade: pela primeira vez, tanto o recolhimento das informações, quanto sua disseminação, serão feitos através da Internet.
O mais amplo e atualizado retrato do movimento ambientalista brasileiro, a ECOLISTA é uma iniciativa da Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, ONG sediada em Curitiba, Paraná, e nesta edição tem patrocínio da Petrobras - Petróleo Brasileiro S.A. A primeira edição da ECOLISTA foi lançada em 1992, e a segunda edição, de 1996, contou com a participação de 1.035 ONGs e instituições governamentais. As primeiras edições foram apoiadas por diversas ONGs, órgãos públicos e empresas privadas, e desenvolvidas e disseminadas pelo Mater Natura.
Nestas edições, a ECOLISTA consolidou-se como o verdadeiro “quem é quem” do movimento ambientalista brasileiro. Ela foi utilizada como instrumento para participação das organizações da sociedade civil na formulação e execução de políticas públicas para o meio ambiente. O cadastro é muito utilizado por ONGs, órgãos governamentais, universidades e meios de comunicação, de acordo com duas pesquisas de efetuadas pelo ISER – Instituto de Estudos da Religião, ONG do Rio de Janeiro.


Através da ECOLISTA foi possível compreender melhor quais os biomas que mais recebem atenção e recursos (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga ou outros), que estratégias de atuação possuem as instituições (educação ambiental, treinamento, lobby etc) e até mesmo de onde vêm os recursos para financiar as atividades das ONGs. A nova edição é aguardada com muito interesse, porque servirá para analisar as mudanças no perfil das instituições ambientalistas nos últimos dez anos.Na terceira edição (ECOLISTA online), as instituições poderão atualizar os dados diretamente através da Internet. Mas elas também receberão um questionário de atualização impresso, para garantir que todas tenham oportunidade de fornecer informações. A nível estadual, instituições ambientalistas apoiarão a nova edição, assegurando-se de que todas as instituições do seu estado estejam a par da convocatória.
A Ecolista inclui tanto associações privadas sem fins lucrativos (não governamentais) quanto órgãos públicos que atuam na área do meio ambiente, em todo o Brasil.

Para conhecer e participar da nova edição, visite o site www.maternatura.org.br/ecolista
Fonte: Portal EcoTerra Brasil http://www.ecoterrabrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...