CASTRAR OU NÃO CASTRAR?



12/11/2017

Ao adquirir uma cadela ou gata, no primeiro momento pensa-se apenas nos bons momentos que serão aproveitados juntos e nos cuidados iniciais com vacinas, remédio de verme, uso de alimentação (ração) de qualidade, ou seja, os cuidados básicos. Com o passar do tempo o apego vai aumentando e não conseguimos mais viver sem a nossa companheira, é neste momento que algumas pessoas pensam em procriar para ficar com um filhote e manter as lembranças da matriarca. Mas e se por algum motivo a gestação não for desejada, o que fazer?

Algumas pessoas pensam e por vezes são orientadas por vendedores a fazer uso de anticoncepcionais (injetáveis ou em comprimidos) que vão inibir o “cio” das cadelas e gatas, permitindo a convivência de machos e fêmeas num mesmo ambiente sem risco de uma gestação indesejada. O grande problema é que na maioria das vezes os proprietários não são informados sobre os riscos de uso do anticoncepcional, tanto de forma aleatória como contínua.

A fêmea (cadela ou gata) que faz uso deste contraceptivo tem uma tendência muito grande de desenvolver infecções uterinas e tumores mamários, patologias estas, que normalmente vão surgir no animal com idade avançada, podendo levá-las a óbito, o que acontece com frequência. O animal com essas patologias tem que ser submetido a cirurgia de emergência com riscos muito grandes para o paciente.

Então, se não quero reproduzir e não posso usar anticoncepcionais o que fazer?

A castração (ovário salpingo histerectomia) é o procedimento mais recomendado e realizado com bastante frequência nas clínicas veterinárias. Atualmente é feita em grande quantidade por intermédio de ONG’s e de Prefeituras em parceria com Centros de Castração com a finalidade de controle populacional de animais errantes evitando também a proliferação de doenças transmitidas do animal para o homem (Zoonoses).

A cirurgia consiste na retirada do útero e ovários sob efeito de anestesia geral. A recomendação é que o seu veterinário realize um exame clínico e laboratorial completo do seu animal para assim poder escolher melhor o protocolo anestésico que será utilizado no procedimento.  Quando feita de forma programada a castração só traz benefícios para o animal e o seu tutor.

Anderson Trindade Fonseca
Médico Veterinário atuante em clínica e cirurgias de cães e gatos
CRMV-BA 2251

Fonte: Informe Vet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...