ONU diz que eleições foram pacíficas no Haiti e na Costa do Marfim

Eleições no Haiti. Foto: Minustah

28/10/2015

Missões de Paz das Nações Unidas acompanharam de perto as votações nos dois países; na ilha caribenha foram registrados 48 incidentes de segurança, metade das ocorrências de agosto durante o primeiro turno.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU informou que as eleições de domingo no Haiti e na Côte d'Ivoire, também chamada de Costa do Marfim, foram pacíficas.

O porta-voz Stephane Dujarric disse que as zonas eleitorais haitianas abriram e fecharam no horário determinado.

Comparecimento

Dujarric afirmou que o comparecimento às urnas ainda será determinado pelo Conselho Eleitoral Provisório do Haiti, mas segundo ele, a maioria dos observadores percebeu um movimento maior agora.

Segundo o porta-voz da ONU, durante o primeiro turno das eleições no país caribenho, em 9 de agosto, o comparecimento de eleitores foi de 18%.

Dujarric explicou que aproximadamente 10 mil agentes da polícia nacional haitiana e policiais e militares da força da ONU, Minustah, participaram das operações de segurança.

Foram registrados 48 incidentes durante o domingo, o que representa metade das ocorrências feitas no primeiro turno.

Fase Final

Ele disse que a fase final do ciclo de eleições no Haiti está marcada para 27 de dezembro e vai incluir disputas municipais e um segundo turno da corrida presidencial, se nenhum dos candidatos conseguir a maioria dos votos no pleito de domingo.

Na Costa do Marfim, Dujarric citou relatório da Missão da ONU no país, Unoci, dizendo que a situação permaneceu pacífica durante quase todo o dia com alguns pequenos incidentes na região oeste.

Segundo o porta-voz, os resultados devem ser divulgados até esta terça-feira. A Unoci disponibilizou soldados e equipamentos para ajudar nas operações por todo o país.

Fonte: Rádio ONU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...