Projeto em Relvado leva boas práticas de manipulação de alimentos para festas comunitárias



10/07/2015

Um projeto pioneiro no município de Relvado tem levado conhecimentos sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos a diretores de comunidades, integrantes de clubes de mães e a pessoas envolvidas com festas comunitárias. A atividade é promovida pela Emater/RS-Ascar e visa, além de orientar os participantes sobre o tema, mobilizar as comunidades para melhorar a produção de alimentos seguros, estimular a prevenção de doenças e qualificar os manipuladores de comida - cozinheiras, garçons e atendentes - que se envolvem na elaboração de refeições em festas comunitárias.

O programa, voltado a todas as comunidades relvadenses, teve início no dia 09 de junho, com uma reunião no Salão Paroquial da Sede. A atividade mais recente foi realizada na tarde de quinta-feira (09/07), com o envolvimento de integrantes das linhas São Rafael, Cruzeiro e Salvação, que recebeu o evento. Em cada encontro são abordados temas como importância, prevenção, prejuízos causados e sintomas das doenças transmitidas por alimentos (DTAs), origem da contaminação de alimentos, condições para o desenvolvimento de microrganismos, regras básicas de higiene e destinação correta do lixo, entre outros.

De acordo com a responsável pela área Social da Emater/RS-Ascar, Elizângela Teixeira, espera-se com esse trabalho que as diretorias envolvidas se apropriem dos conhecimentos relacionados ao tema, adotando os cuidados para produzir alimentos seguros. "Todos os anos milhões de pessoas são atingidas, pelo menos uma vez, por alguma doença alimentar, muitas vezes sem nem ter a noção de que foi provocada por algo que foi comido", salienta. "Cabe a nós, com essa série de palestras, trabalhar na prevenção desse tipo de situação, que poderia até mesmo comprometer o futuro de uma comunidade inteira", complementa.

Alguns cuidados, como evitar a preparação de alimentos muito tempo antes do consumo, cozinhar de maneira insuficiente, descongelar os produtos de forma inadequada ou mesmo manipular a comida com as mãos sujas, podem gerar contaminação. "Também é importante olhar a validade dos produtos, saber escolher os alimentos e mesmo utilizar água de qualidade durante o processo, lavando as mãos constantemente", ressalta Elizângela. "Da mesma forma, no momento da preparação dos pratos, também é fundamental que sejam utilizadas toucas, aventais e até mesmo luvas, que garantam o máximo em termos de higiene", diz.

Para o presidente da comunidade, Alecir de Souza Leite, alguns dos conhecimentos repassados durante a atividade, poderão ser aplicados já na próxima festa da localidade de Linha Salvação, que ocorre no último sábado do mês de setembro, devendo reunir cerca de 300 pessoas. Além desse evento, que é organizado pelos clubes de mães, também estão marcadas atividades para novembro, quando ocorre a Festa do Padroeiro São João Evangelista e para dezembro, por ocasião do Reveillón. "O pessoal muitas vezes está tão envolvido, que pode esquecer alguns cuidados básicos nessa parte, algo que poderemos melhorar a partir de agora", acredita.

A atividade também foi acompanhada pelos gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli e Carlos Lagemann, e pelo supervisor Cezar Burille. As capacitações foram ministradas pelas extensionistas Tatiane Turatti e Rejane Polesi e pela representante do Departamento Municipal do Meio Ambiente, Joseane Carboni. O projeto - que segue até o final desse ano - tem o apoio da Prefeitura, por meio do departamento de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, comunidades, clubes de mães e Paróquia de Relvado. Mais informações podem ser obtidas no escritório da Emater/RS-Ascar de Relvado ou pelo telefone (51) 3776-1228.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 3729-6113
(51) 9574-1323

Fonte: Emater-RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...