PROJETO TARTARUGAS NO MAR


Foto: iStockphoto/Thinkstock

O litoral do Rio Grande do Sul é uma importante área de alimentação para as tartarugas marinhas cabeçuda (Caretta caretta), verde (Chelonia mydas), e de couro (Dermochelys coriacea). São registrados em menor número indivíduos da tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e da tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata). Além disso, de toda a costa brasileira, o litoral do Rio Grande do Sul é o único que apresenta alta taxa de mortalidade da tartaruga-cabeçuda e da tartaruga-de-couro.

Diversas ações antrópicas tais como poluição, atividade pesqueira, desenvolvimento costeiro, consumo de carne e ovos e utilização da carapaça ameaçam a sobrevivência das tartarugas marinhas. Entre elas, a captura incidental na pesca é a maior responsável pelo declínio das populações de tartarugas marinhas em todo o mundo.

As áreas de desova das tartarugas marinhas no Brasil são bem conhecidas, sendo que cerca de 90% dos estudos são realizados nessas áreas. Apesar de pouco conhecidas, as áreas de alimentação das tartarugas marinhas são locais de extrema importância para sua conservação, já que esses animais passam a maior parte da vida nessas áreas. Com isso, ainda há a necessidade de se identificar os padrões de uso do hábitat costeiro e oceânico pelas tartarugas marinhas nas áreas de alimentação, visando a proposição de medidas que possam reduzir as ameaças enfrentadas por esses animais.

Assim, o objetivo geral do projeto é reduzir a mortalidade das tartarugas marinhas causadas pela captura incidental na pesca no sul do Brasil, a partir de ações integradas de pesquisa, gestão e envolvimento comunitário.

O município sede do Projeto Tartarugas no Mar é a cidade de Rio Grande – RS, sendo que algumas atividades são desenvolvidas nas cidades de São José do Norte – RS, Laguna – SC e Itajaí – SC.

Conheça o Caminho das Tartarugas

(Clique na imagem para acessar os dados)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...