Fantasia de "Fofão" é uma das mais tradicionais do carnaval de Maranhão

Crédito: Divulgação

17/02/2015

Fantasias chegaram à região muito tempo atrás, levadas pelos portugueses, inspirados nos tradicionais bailes de máscara do Velho Continente.

Um personagem com cara de poucos amigos é um dos homenageados este ano no carnaval de São Luís.

Por trás da cara feia do Fofão, tem um pouco da história do carnaval do Maranhão. A fantasia de Fofão é a mais tradicional por aqui. A máscara de monstra e os macacões coloridos e folgados às vezes até assustam, mas logo conquistam foliões de todas as idades.

As fantasias de Fofão chegaram à região muito tempo atrás, levadas pelos portugueses, inspirados nos tradicionais bailes de máscara do Velho Continente. Deve ser por isso que os Fofões desfilam tão à vontade quando desfilam pelas ruas do Centro Histórico de São Luís, rodeados de casarões antigos, de arquitetura portuguesa.

Diante dos azulejos que chegaram de navio de Portugal durante a colonização e sobre as pedras de cantaria que também foram trazidas de lá, neste ano, os fofões foram homenageados por um dos blocos mais tradicionais de São Luís: o Bicho Terra.

Um grupo de foliões que prega a preservação do meio ambiente e costuma desfilar com fantasias ecológicas, feitas inteirinhas com a palha do buriti, uma palmeira típica da região. Dessa vez, vários integrantes do bloco foram para as ruas, vestidos do tradicional Fofão maranhense.

“É muito tradicional e só existe aqui. A gente não pode perder nossa cultura”, destaca a jornalista Dina Rodrigues.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e pela sua visita.
Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...